Coração e Vida | Mitos e verdades sobre zika e microcefalia

Mitos e verdades sobre zika e microcefalia

Especialistas do Hospital Sírio-Libanês esclarecem dúvidas sobre o assunto

21.01.2016 | por Equipe Coração e Vida

O vírus zika tem vitimado pessoas no Brasil e pode estar relacionado ao nascimento de bebês com microcefalia.

Brasil já registra 3.893 casos suspeitos de microcefalia

O zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Quem contrai o vírus pode apresentar febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores em articulação) e exantema maculo-papular (erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

Como o diagnóstico laboratorial ainda é restrito a poucos laboratórios, além do teste de sangue, que descarta doenças mais graves como dengue, chinkungunya, sarampo e mononucleose, o diagnóstico clínico do médico é imprescindível para identificar a febre.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Já a microcefalia é uma condição neurológica em que perímetro cefálico (PC) encontra-se menor que o normal. Muitas vezes o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. A microcefalia pode ser congênita ou adquirida.

Nos casos congênitos, uma série de fatores de diferentes origens podem ser os causadores, como substâncias químicas, agentes biológicos infecciosos (bactérias, vírus e radiação), síndrome de Rett, envenenamento por mercúrio ou cobre, meningite, desnutrição, HIV materno, doenças metabólicas na mãe, como fenilcetonúria, e uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer nos primeiros 3 meses de gravidez.

As crianças com microcefalia podem apresentar atraso mental, déficit intelectual, paralisia, convulsões, epilepsia, autismo e rigidez dos músculos. A doença é grave e não tem cura, e a criança pode precisar de cuidados por toda a vida, sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades, dependendo da gravidade da microcefalia.

A seguir, a neuropediatra Luciana Inuzuka Nakaharada e o infectologista Antonio Carlos de Oliveira Misiara, ambos do Hospital Sírio-Libanês, esclarecem mitos e verdades sobre o zika e a microcefalia:

Verdade

– O vírus pode ter entrado no Brasil com torcedores estrangeiros durante a Copa do Mundo ou com uma equipe de Remo da Polinésia Francesa, que esteve em um campeonato no Brasil. A epidemia começou no Nordeste, no início de 2015.

– Alguns bebês nascem mais gravemente afetados e outros menos, mas isso não parece ter relação com a gravidade da doença da mãe. Algumas mães tiveram quadros virais muito leves e as crianças sofreram danos cerebrais graves. Percebemos que nas gestantes infectadas pelo vírus no segundo e no terceiro trimestre de gravidez os danos tendem a ser mais leves. Entretanto, não podemos dizer que não há mais risco de malformação neste período.

– A síndrome de Guillain-Barré é uma doença muito associada a infecções de uma maneira geral. Não é uma ação do vírus diretamente, mas, sim, uma reação do sistema imune do indivíduo que passa a atacar o próprio organismo, o que chamamos de auto-imunidade. É raro e acontece em qualquer idade.

– Você pode ter sido contaminado pelo zika e não saber.

– Nem todos os repelentes são seguros para gestantes.

– É possível que haja uma vacina contra o zika a médio prazo.

– Se você já pegou o zika vírus uma vez, não pegará de novo. De qualquer forma, ainda poderá pegar outras doenças causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como os quatro tipos de dengue e a febre chikungunya.

Mito

– Todas as mulheres grávidas que foram infectadas pelo zika vírus tiveram bebês com microcefalia.

– Comer alho ajuda a afastar o mosquito que transmite o vírus.

– As vacinas de rubéola importadas de Cuba poderiam gerar algum tipo de má formação em bebês.

– Há aumento de incidência de doenças ou complicações neurológicas em crianças abaixo de 7 anos ou idosos devido à infecção por zika.

– Mães com zika devem parar de amamentar.

– Vacinas vencidas contra rubéola causaram microcefalia.

– Repelentes são a forma mais eficiente de evitar a contaminação pelo zika.

– O mosquito do zika só pica de dia.

Nem mito nem verdade

– O vírus pode ser transmitido pelo sêmen. Segundo o Ministério da Saúde, não há estudos consistentes a esse respeito. Houve apenas um caso descrito de transmissão sexual.

– Tomar complexo B espanta o mosquito. Tomar a vitamina é recomendada, contudo, não há consenso sobre sua eficácia.

Deixe seu comentário

109 comentários

  1. Jose Francisco disse:

    Deixe aqui sua Mensagem
    Olá!
    Quem já teve Zica Vírus pode doar sangue

  2. ilzimaravieira disse:

    Estou com o zica virus ,mas antes de contrair essa doença estava fazendo tratamento p fertilização com quantos dias depois q eu melhorar posso continuar o tratamento??

  3. michele regina disse:

    Gostaria de saber se na rede publica ja existem exames de pre natal para detectar o zika virus, assim como os exames para as demais doenças

  4. diones bonjour disse:

    Estou com o zika vírus,qual remedio devo tomar para me recuperar?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o tratamento consiste em medicações para a dor e a febre, aumento da hidratação e repouso. É imprescindível, no entanto, buscar por ajuda médica e não realizar automedicação.

  5. paula disse:

    Também estou com zika virus… muita coçeira que remédio devo usar?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o tratamento consiste em medicações para a dor e a febre, aumento da hidratação e repouso. É imprescindível, no entanto, buscar por ajuda médica e não realizar automedicação.

  6. João disse:

    Zika vírus pode ser transmitido na piscina se um pessoa estiver infectado.

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o uso comum da piscina não transmite. O vírus pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, relação sexual, líquido amniótico, leite materno e transfusão de sangue. No entanto, a piscina deve ser limpa com cloro frequentemente, para impedir a reprodução do mosquito.

  7. Jaqueceles disse:

    Se eu contrsir a zika posso futuramente ter filhos com problemas como microcefalia?o virus permanece no organismo?

  8. nilto souza disse:

    Deixe aqui sua Meansagem a minha opiniao e que essa doenca pode ta ligado ao crescimento da populacao e colocando meios de confundir a mentes das pessoas que ta sem conhecimento dessa acao maligna.por isso achou meios de colocar um mosquito que a qual nao seja tanto culpado de atingir a toda populacao.mas o crescimento da populacao cresce tanto que eles tem que achar meios de impedir o crescimento das criancas tenha cuidado pode ser um mito.

  9. thais disse:

    Estou com 29 semanas com 7 meses e peguei o zika vírus . Tem algum risco de meu bebê nacer com microcefalia

  10. ROSANIA disse:

    Meu neto de 1 ano ta com suspeita de zicA quais o riscos??

  11. ROSANIA disse:

    Ele já estava internado com dengue e agora apareceu as mancha e coceira

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, ele foi internado com dengue e deixou quando o hospital? Manchas também são sintomas de dengue, recomendamos que mantenha ele hidratado e não o medique sem procurar um médico.

  12. Diana Brito disse:

    Olá! Eu, minha mãe, meu sobrinho de 4 anos, contraímos Zika, fomos atendidos e medicados, onde nao senti muita segurança no médico por ser tratar de algo novo e sem muitas informações,a minha dúvida é…para nós que contraímos quais os riscos futuramente?Para o meu sobrinho,compromete no seu crescimento?E é verdade que o vírus continua no organismo escondindo para fazer um novo ataque futuramente, onde tem relação ou não com a síndrome de Guillain-Barré?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, se você já pegou o zika vírus uma vez, não pegará de novo. De qualquer forma, ainda poderá pegar outras doenças causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como os quatro tipos de dengue e a febre chikungunya. Sobre a síndrome de Guillain-Barré, ela estaria relacionada a três mortes por causas associadas ao vírus zika na Colômbia. No entanto, essas causas ainda estão sendo investigadas.

  13. Joyce Roberta disse:

    Gostaria de saber se depois porque depois q tive zika virus minhas articulações continua doendo? Sinto muito dores q tem horas q não consigo andar. Muito obrigada.

  14. EDILEUZA FERREIRA SODRE disse:

    EU QUERIA SABRE COMO ACONTECE O TRATAMENTO DA FEBRE ZIKA?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o tratamento consiste em medicações para a dor e a febre, aumento da hidratação e repouso. É imprescindível, no entanto, buscar por ajuda médica e não realizar automedicação.

  15. Marcelly Acorone disse:

    Se eu pegar o zika vírus antes de engravidar, futuramente meu filho poderá nascer com microcefalia?

  16. Vanessa Andrade disse:

    Eu tive manchas vermelhas por todo corpo e dores nas articulações leves com febre leve no quinto mês de gravidez fui ao médico ele falou que era uma virose graças a Deus minha bebê nasceu perfeita pc34 Deus e fiel

  17. Glenia disse:

    Boa tarde ,gostaria de saber por quanto tempo o virus do zika virus fica no organismo ,pois meu filho teve zika

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, os sintomas se recuperam espontaneamente após 4-7 dias. Se o incômodo ocorrer por mais tempo, volte ao médico para investigar outras doenças.

  18. Janice disse:

    Deixe aqui sua Mensagem Estou com zica mas é estranho pois so tenho manchas no rosto e pescoço coçando muito. A três dias fui medicada e não vejo melhoras. O q fazer???

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Os sintomas se recuperam espontaneamente após 4-7 dias. Se você sentir incômodo por mais tempo, volte ao médico para investigar outras doenças.

  19. Otávia farias disse:

    Boa tarde!! É possível a pessoa estar com o Zika Vírus e contrair dengue ao mesmo tempo??

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Em teoria, seria possível até pegar os três vírus ao mesmo tempo. No entanto, é pouco provável porque uma pessoa que tem dengue por um dos quatro sorotipos, por exemplo, fica temporariamente imune aos outros três por pelo menos três meses, além de ter uma imunidade duradoura do sorotipo que teve a doença. Esse equilíbrio pode acontecer com outros vírus semelhantes.

  20. Natasha disse:

    Quais os riscos para crianças menores de 1 ano ou criancas de até 5 anos de idade se contrair Zika Vírus???

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, boatos apontam o vírus zika como responsável por deixar graves sequelas neurológicas em crianças de até sete anos. Mas essa hipótese está descartada. Não há publicações científicas que atestem que a doença seja especialmente grave em crianças. A questão das grávidas sim é verdade. Também sabemos que existe o risco de o vírus provocar a síndrome de Guillain-Barré.

  21. Ilcimar do Carmo Dutra disse:

    Fui picada pelo maldito mosquito, peguei o zika há um mês atrás, fiquei 5 dias internada em Cabo Frio, mas estou sofrendo com muitas dores em minhas articulações até hoje. Gostaria de saber até quando vou sofrer com essas dores? As dores são terríveis.

  22. Fernanda disse:

    Se a gente ficar perto de pessoas que está com Zika tem possibilidade de também pegar Zika?

  23. Tissiane Santana disse:

    Esto com febre dor de cabeça e com umas manchas no corpo que parecem picada de pernilongo e da coceira mais não esto com o corpo doendo e os olhos não estão vermelho pode ser zika

  24. flavia silva machado disse:

    comecei a senti dores de cabeça na segunda feira dia 07/03 e no dia seguinte já fui no hospital e fiz o hemograma e deu tudo normal, mas na quinta feira dia de repetir novamente o hemograma amanheci toda pintada, mas coçava pouco e a dor era muscular e não nas articulações e as minhas plaquetas não abaixam, qual vírus pode ser ?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, pode ser dengue ou zika, os sintomas são parecidos. O importante é que faça repouso e mantenha-se hidratado.

  25. aline disse:

    mora numa cidade pequena de trés mil habitantes. nunca houve caso nem de dengue aqui.mais de três meses p CA esta havendo um surto.metade da população já contraiu os sintomas do zica…porem o estranho eh q onde ha um da familia q foi picado.todos contrai o mesmo sintomas…q eh dor nas articulações.ínguas e manchas pelo corpo.mais aparentemente sem febre e sem conjuntivites…por favor me responda…pode ser zica virus?

  26. luciana disse:

    Apareceu mancha no meu corpo e coceira posso está com zika?

  27. Jayane disse:

    Temos que evitar não so o zika mais a chikogunha e etc…. temos que fazer nossa parte ♡

  28. joice disse:

    que todas essas criança que tem essa doença que deus vai te abençoa e e que nn te preupa entrega na mau de deus

  29. Ana disse:

    depois de quantos dias da picada o vírus da dengue e o da zika começam a deixar sintomas?
    É verdade que a picada do mosquito nao coça nem fica inchada?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Normalmente, os sintomas aparecem 10 dias após a picada do mosquito. E sim, é verdade, a picada não dói nem coça.

  30. Shirlenny disse:

    O zika e uma doença grave pode matar?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o zika não mata. Em algumas pessoas, no entanto, a infecção pode ter como complicação o desenvolvimento da Síndrome Guillain-Barré, uma doença grave que quando não é tratada pode deixar o paciente sem andar e respirar, sendo potencialmente fatal. Por isso, se apresentar fraqueza progressiva nas pernas e nos braços deve ir rapidamente para o hospital.

  31. Mara mendes disse:

    Estou com 4 meses de gestação e com todos sintomas da Zica.quero saber qual a probabilidade do BB nascer com microcefalia?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, a mãe pode passar o zika vírus para o bebê, assim como se passa o vírus da rubéola, por exemplo. Se esse vírus atacar a criança, isso pode impedir o perfeito desenvolvimento do sistema nervoso central dela, causando a microcefalia. Quanto mais avançada está a gestação, menor é a probabilidade de um bebê ter problemas de desenvolvimento, como a microcefalia.

  32. Thamisia luana disse:

    Quem tem zica pode amamentar? ?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Segundo a OMS, as mulheres contaminadas com o vírus zika podem continuar amamentando seus bebês, já que nada prova que existe um risco de transmissão. Os benefícios da lactância materna para o bebê e a mãe superam qualquer risco de transmissão do vírus através do leite materno.

  33. Lucimar Maria de Jesus disse:

    Há quatro dias com Zica virus, fui ao médico e ele receitou dipirona, soro e Pamergan. estou me cuidando e repouso. Quanto tempo, é necessário ficar de repouso?

  34. Eliana vidal da silva disse:

    Deixe aqui sua Mensa estou com tudo os sintomas. Não estou grávida! corro algum risco de vida? e o que tomar para as dores ?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, não há risco de vida, faça repouso e mantenha-se hidratada. Para dores, poderá tomar paracetamol e dipirona. Devem ser evitados os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada.

  35. Maria Eliene Silva de Oliveira disse:

    Bom dia! Hoje está com 10 dias Q contrai o vírus da zika e os sintomas não acabou. Tenho cessação de desmaio quase direito, gostaria de saber o que fazer estou em acompanhamento médico ainda.. Estou muito fraca…

  36. Nilcea disse:

    Tenho asma, vivo constantemente em crise, tenho medo de contrair zika , porque eu acho que seria fatal, caso contraia , posso morrer.

  37. Edneife disse:

    Beijar na boca pega o vírus?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o vírus está presente na saliva, mas a transmissão de zika por beijo não está comprovada. Diante da dúvida e tendo em vista que é uma doença grave para gestantes, recomendamos que evite manipular objetos de pessoas infectadas e beijá-las na boca.

  38. Kezia Cristina disse:

    Olá.. Estou com muitas manchas vermelhas por todo o corpo, ontem fui ao médico, e o médico falou que as plaquetas estavam boas, que era pra eu voltar amanhã, mas agr as manchas estão ainda mais fortes e começaram a coçar, eu posso continuar amamentando o meu bebé de 1 ano e 3 meses ?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Segundo a OMS, as mulheres contaminadas com o vírus zika podem continuar amamentando seus bebês, já que nada prova que existe um risco de transmissão. Os benefícios da lactância materna para o bebê e a mãe superam qualquer risco de transmissão do vírus através do leite materno.

  39. Kezia Cristina disse:

    A minha mão esquerda tbm está formigando..

  40. Alíne Sousa disse:

    Bom ! Estou com suspeita de estar com a zica. E tô com quase seteza qui estou gravida . Pode afetar meu bebê ? Si eu estiver com zica vírus

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Primeiramente, precisa confirmar se está grávida e procurar um especialista para acompanhar o quadro de zika. Enquanto isso, mantenha-se hidratado e de repouso. Para dores, poderá tomar paracetamol e dipirona. Devem ser evitados os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada.

  41. marcelo disse:

    Faz 15 dias que peguei a zika meu corpo coça Meu corpo as vezes dói o que devo fazer

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, mantenha-se hidratado e de repouso. Para dores, poderá tomar paracetamol e dipirona. Devem ser evitados os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada.

  42. ivonete disse:

    Acredito que estou con zica muita dor nas articulacoes coluna e pescoco. Fui no medico ele pediu hemograma,disse q nao deu nada. Qual o exame q comprova o virus da zica?

  43. Mirele disse:

    Estou com zika faz 8dias quero saber quantos meses esse veneno fica no meu corpo? Se eu quiser ter um filho com quanto tempo posso engravidar sem correr algum risco do meu filho nascer com microcefalia?

  44. Jivanilda disse:

    Olá tive zika em dezembro gostaria de saber se posso engravidar ,pois tenho medo de meu bebe nascer com microcefalia

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato. Atualmente, baseado em estudos preliminares, sugere-se 8 semanas de intervalo após o desaparecimento dos sintomas para que a mulher volte a tentar engravidar.

  45. Gislene disse:

    Olá, boa noite.
    Por quanto tempo o virus Zica fica no organismo humano?
    Estou preocupada, porque fui diagnosticada com Zica. Estou me sentindo bem, somente tive um dia com dores no corpo e nos olhos.

  46. Talita disse:

    Tô com 25 semanas de gestação, e minha irmã ta com zika. Qual é a melhor maneira pra mim se prevenir?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      O zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. É importante que não descuide dos criadouros, adotando hábitos como armazenar lixo em sacos plásticos fechados, manter a caixa d’água vedada e não deixar água acumulada em calhas. Também é importante encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar a água de piscinas e espelhos d’água com cloro. No caso de gestantes, é imprescindível ainda manter o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça a orientação de não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

  47. Deixe Freitas disse:

    Meu marido pegou zica eu estava no primeiro mês de grávida, mantive relação sexual com el.. Existe possibilidade do meu bb nascer com microcefalia.pois hoje no 3 mês

  48. Jennifer Pereira disse:

    Eu também tô assim, E peguei a zika no dia 24 de Dezembro desde então morri de dores . Preciso tomar remédio para não sentir tanta dor. Doença maldita

  49. Rachel maximiano da silva cunha maximiano disse:

    Tive suspeita de zica em fevereiro fiz o exame de dengue deu positivo, a pessoa pode contrair a dengue e zica ao mesmo tempo? e agora em maio descobri que estou gravida meu bb corre algum risco de microcefalia?

  50. Gerluce Oliveira da Silva disse:

    Estou grávida de22 agora no dia10 dejunho fasso 23meu bebê tem risco

  51. Vania disse:

    Oi bom dia! Ontem a noite fui picada pelos um mosquito,estou com medo de se o zica,e na onde ele picou está uma bolinha vermelha,será que fui contaminada

  52. Rafaela disse:

    Olá, Boa Noite !!!!

    Fui diagnósticada vai fazer um mês, tive todos os sintomas mesmo. Ainda sinto os sintomas, não como na primeira semana, mas ainda tenho dores articulares e musculares é normal?
    Nossa nunca mais quero ter isso…
    Foi péssimo

  53. Tatiana disse:

    Olá meu filho tem paralisia cerebral, hj pela manhã percibi que está com as mãos e pés inchados e vermelhos cheio de pintinhas vermelhas pelos braços, isso é zika, e preciso leva-lo ao médico, o que devo fazer

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, mas recomendamos que leve o seu filho num especialista para que ele possa avaliar o quadro.

  54. Leila disse:

    Tive chicugunha à cinco meses e o meu marido também, à anos que estamos pensando em ter um filho, será que a risco de engravidar e o meu bebê nascer com microcefalia?

  55. Edna disse:

    Deimeuvespiso teve zica em outubro/2015, mas sente uma dor muitobgrande nas articulações inclusive corria tds os dias. Agora está preocupado pois diz que dói muito, essa dor e sequela da zara? O que fazer? aqui sua Mensagem

  56. Rute silva disse:

    Deixe aqui sua Mensagem. Oi estou com manchas em todo o corpo. Dores nas articulações e na cabeça. Se eu mantiver relações sexuais com meu esposo corre o risco dele contrair o Zica também. Sendo que a alguns dias atrás ele foi diagnosticado com dengue???

  57. Fatima disse:

    Boa tarde. Não sei se foi Zica. Tive irritações na pele , mas não foi no corpo todo . Foi só no colo e pescoço. Coçava demais e se cossasse virava ferida.
    Tive febre baixa 37 ,mas foi 1 dia.
    Tive dor de cabeça e nos olhos .
    A médica que me atendeu não disse Zica. Deu diagnóstico de impetigo. Passei pomada para bacteria mas custou a curar.
    Agora ,depois de 2 semanas estou sentindo enjôo.

  58. Jane disse:

    Tive dengue,depois de quanto tempo posso engravidar?

  59. Maiágara disse:

    Boa noite, não tive nenhum sintomas da zika, no entanto, fiz o exame e igg e igg e o igg seu positivo, estou grávida de 17 semanas, meu BB corre riscos?

    A uma estimativa de quando tive a doença, igg 2,10.

    Fiquei muito preocupada, sendo que na ultrasson morfológica na 13 semana, e deu normal, graças á Deus, lembrando que peguei o resultado da zika hoje, 4 semanas após a morfológica.

  60. Rogeria disse:

    Deixe aqui sua Mensagem eu tive zica já faz 2 meses e até hoje sinto muitas dores nas perna nos pés tem dia que não consigo andar

  61. Gabriela Silva disse:

    Olá,bom dia! gostaria de tira uma duvida! Há uns meses estou planejando engravidar,ainda não tentei ,mais o problema e que meu esposo pegou a Zika ,gostaria de saber quanto tempo devo tenta engravidar com segurança,sem risco algum?? Por favor espero que possa me responder.Desde já agradeço!

  62. vanessa disse:

    Já tive a zica duas vezes.ainda e possível eu ser enfequetada pelo vírus de novo? ???

  63. Tainara disse:

    Olá eu tive zica a mais ou menos 3 meses e estou grávida tem risco do meu bebe nascer com microcefalia?
    Meu marido TBM teve no mesmo período …

  64. Lara disse:

    Oi tive Zika á uns dois meses antes engravidar, e meu namorado contraiu depois de mim,e nos tivemos relações desprotegido, tem alguma chance do meu bb nascer com microcefalia??

  65. Soraya disse:

    Demixe aqui sua Mensagem
    Minha filha está no oitavo mês de gravidez, correu tudo bem, só que no último ultra som, a médica achou que a bebê está com a circunferência craniana, menor do que deveria, ela não teve sintoma nenhum de zica.
    É possível a bebê ter microcefalia?

  66. Joana disse:

    Quais são os tratamentos para a zika.

  67. Carla Fernandes disse:

    Tem algum exame que podemos fazer pra saber se o beber tem microcefalia.

  68. Tainara disse:

    Meu bebê só pode ter microcefalia se eu tiver alguma doença causada pelo mosquito?

  69. Wanne disse:

    Olá boa noite..por examede sangue consegue detectar se estar com Zika ou dengue? E se o exame só pode ser feito em jejum?

  70. Paula disse:

    Se um bebê de 1 mês for picado pelo mosquito, há algum risco de contrair Microcefalia?

  71. Sanline disse:

    Olá ! Meu esposo esta com chicungunha, eu posso engravidar?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.