Coração e Vida | No dia de São João tem paçoquinha funcional - Coração e Vida

No dia de São João tem paçoquinha funcional

Receita fit do tradicional docinho leva ingrediente rico em fibra e não tem açúcar. Veja como é fácil fazer:

24.06.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

Foto:shutterstock

Foto:shutterstock

Você sabia que o dia de São João Batista é celebrado nesta segunda-feira, 24? Trata-se de um dos três santos católicos – juntamente com Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho) — homenageados nas tradicionais festas juninas. É nesta data que vários estados brasileiros têm programações religiosas, festas com fogueira e muita música e comidas típica da época — entre elas, os tão deliciosos doces, como a paçoca.

Paçoca vem do tupi ‘po-çoc’, e significa ‘esmigalhar’.  Também conhecida como “capiroçava” (é chamada assim, na região Norte do país) é um doce típico da culinária brasileira.  Sua versão tradicional é feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar.

Pensando em uma versão funcional do docinho —  um alimento funcional, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos, ou fisiológicos e benéficos à saúde –, Coração & Vida selecionou uma receita à base de aveia, com canela, cardamomo e, o principal: sem açúcar refinado. Pode ser consumida sem culpa.

“A aveia é um cereal rico em fibras, incluindo a ‘beta-glucana’, que tem por ação controlar a absorção de gordura”, explica a nutricionista Paula Hertel. O ingrediente ajuda, ainda, a controlar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, além de atuar no funcionamento do intestino.

Mais:
Arraial fit: esse quentão é termogênico

Festa junina sem culpa: aprenda a fazer pé de moleque saudável

Sobre a canela, “auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduz o colesterol”, complementa. Vale lembrar que a especiaria também é um alimento termogênico, contribuindo, assim, para o emagrecimento. Já o cardamomo, também ingrediente desta receita, previne gazes e inchaço, e pode auxiliar na perda de peso — já que aumenta a sensação de saciedade. Outra substituição importante é do tradicional açúcar: em vez de utilizar o refinado, pode-se incluir a rapadura, alternativa natural. Confira:

Ingredientes:
– 1 xícara de amendoim natural

– 3 colheres (sopa) de aveia em flocos

– 1 semente de cardamomo

– 1 colher (chá) de canela

– 3 colheres (sopa) de rapadura


Modo de preparo
:
– Aqueça o amendoim e a rapadura.

– Em seguida, leve ao liquidificador com o cardamomo na potência baixa até que se transforme em uma pasta.

– Leve a aveia com canela ao fogo em uma frigideira antiaderente e salteie até que fique mais seca, como uma farofa. Modele no formato que achar melhor ou compre embalagens de papel para embrulhar.

– A paçoca pode incrementar seu iogurte, frutas e sobremesas.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.