O seu batom não é tão inofensivo assim

28 de junho - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Por Daniela Spilotros

Em bastão, líquido, vermelho ou nude, com brilho ou mate – toda mulher costuma carregar na bolsa um batom com cores e efeitos para cada ocasião, mas quase nunca se pergunta o que existe além do rótulo.

A dermatologista Mylene Pavan Pasin, membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, explica por que devemos ficar atentas na hora de escolher – e de utilizar – esse artigo básico de maquiagem.

Alguns batons podem conter metais pesados, que são prejudiciais à saúde
Alguns batons podem conter metais pesados, que são prejudiciais à saúde

Os vilões da pesada

Alguns batons podem conter alumínio, cromo, mercúrio e outros metais pesados, principalmente o chumbo. E cores mais pigmentadas, como os vermelhos, costumam ter maior quantidade dessas substâncias, que estão associadas a alguns tipos de câncer, distúrbios hormonais e endócrinos.

A questão, levantada por pesquisadores da Universidade da Califórnia em um estudo recente, trata do efeito cumulativo no organismo. Segundo a pesquisa, a mulher ingere, em média, 24 miligramas de batom por dia. Porém, com os retoques de maquiagem, esse número pode chegar a 87 miligramas.

Na dúvida, deve-se checar o rótulo. “Além do chumbo, outros componentes nocivos são o retinil palmitato e os parabenos, apontados em estudos como agentes carcinogênicos”, alerta. O site Safe Cosmetics fornece uma lista completa dos mais utilizados.

Veja como cuidar da pele antes de dormir

Make sustentável

Para quem deseja reduzir o uso desses químicos, a dermatologista sugere a maquiagem orgânica. “Esses produtos precisam ter 95% de ingredientes orgânicos in natura. Nada de metais pesados, conservantes, aromas e corantes sintéticos, óleo mineral e outros derivados de petróleo”, explica.

Ao invés deles, entram na composição óleos essenciais puros, manteigas vegetais, extratos de frutas e pigmentos naturais. O batom orgânico, diferentemente do vegano, pode utilizar matéria-prima animal, como mel e cera de abelha.

Hipoalergênicos e sem glúten

Alguns ingredientes do batom podem causar alergia, deixando os lábios vermelhos, descamados ou com rachaduras. “É possível fazer um teste de contato para descobrir o agente causador, porém, nem todas as substâncias podem ser colocadas à prova”, comenta Mylene.

Para evitar problemas, é melhor optar sempre por maquiagens hipoalergênicas. Se oferecer proteção solar (FPS 15 é suficiente), melhor ainda. “Os lábios ficam sensíveis e também sofrem com os danos do sol.”

Agora, um alerta: alguns batons podem conter glúten na sua formulação. “As pessoas intolerantes a essa proteína podem desenvolver dermatite herpetiforme, uma reação com coceira e erupções de pele”, explica. “Muitas marcas já produzem maquiagem glúten free, totalmente segura para os celíacos”.

Leia mais: Maquiagem é brincadeira de criança?

Pode emprestar para a amiga?

Mylene explica ainda que não é recomendado usar batons de outras pessoas. “Algumas lesões bacterianas ou virais, como a herpes simples, podem ser transmitidas por esse contato”, alerta a dermatologista. Portanto, nada de compartilhar maquiagem com as amigas – e nem testar diretamente na boca as amostras disponíveis em lojas.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: