Olhe para baixo! Pés podem apresentar sinais de doenças cardiovasculares
Quando falamos em doenças cardiovasculares, os pés não parecem ser o lugar correto para buscar indícios de problemas. No entanto, olhar para baixo pode trazer mais respostas do que se imagina.
Especial do mês: Nº de doadores de órgãos bate recorde e chega a 2.983 em 2016
Doenças do coração: a prevenção começa pela boca
É cardiopata? Não descuide dos exercícios…
15 produtos que fazem bem ao coração
Aprenda a identificar um infarto
Como prevenir a hipertensão?
Cardiologistas fazem alerta para infarto em mulheres
Você sabia… Que a depressão aumenta os riscos de doenças do coração?
Com uma má circulação sanguínea no organismo, as artérias entupidas dificultam a passagem do sangue e quem sente isso primeiro são os dedos, em seguida os pés e, então, as pernas.
“Os sintomas mais frequentes são inchaço, dores agudas ou crônicas, alterações de sensibilidade, de temperatura e cutâneas, como cianose [pele com cor azul-roxeada], hiperemia e manchas na pele”, destaca Juliana Gil, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês.
A médica pontua ainda que várias outras doenças dão sinais através dos pés, como hipertensão arterial, insuficiência venosa periférica, insuficiência arterial periférica, insuficiência cardíaca e até mesmo doenças autoimunes e hematológicas, e que devemos sempre ficar atentos à saúde deles.
O Brasil tem hoje um cenário pandêmico de morbimortalidade cardiovascular, sendo os problemas que envolvem o coração responsáveis por 32% de todas as causas de morte no país.
Dados do Ministério da Saúde apontam a ocorrência, em 2010, de 326 mil mortes por doenças cardiovasculares, das quais 200 mil referem-se apenas a doenças isquêmicas do coração e a doenças cerebrovasculares.
As doenças arteriais, quando não tratadas corretamente, podem tanto levar à perda total ou parcial do membro como ao óbito.
“Pacientes com história familiar de doença coronariana, portadores de hipertensão arterial, diabetes, alterações dos lipídeos, tabagistas, obesos e sedentários estão mais propensos a terem doença cardiovascular”, alerta Juliana.
Ao perceber os primeiros sinais, deve-se procurar um médico para avaliação e identificação da origem dos sintomas.
Como prevenir é sempre o melhor caminho, para evitar as doenças cardiovasculares é importante manter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, evitar o sobrepeso e obesidade, manter uma alimentação equilibrada e ficar de olho nos níveis de lipídeos e glicose no sangue.
“Não existem segredos para se prevenir as doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que este cuidado deve ser iniciado desde a infância, mantendo níveis adequados de lípides e de carboidratos, evitando a obesidade, fazendo controle pressórico e atividade física regular”, destaca a cardiologista.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo