Os segredos para controlar a oleosidade da pele

13 de fevereiro - 2017
Por: Equipe Coração & Vida

Quem tem pele oleosa sabe que controlar o brilho e o excesso de oleosidade nem sempre é tarefa fácil, principalmente no verão, quando as altas temperaturas estimulam a transpiração.

“A pele oleosa, tanto do rosto quanto do corpo, é uma característica genética herdada. No entanto, alguns fatores externos e internos, como alterações hormonais ou uso de anabolizantes, podem melhorá-la ou piorá-la. Não existe tratamento definitivo para controlar a oleosidade, mas alguns hábitos diários podem ajudar e muito”, destaca Ana Célica Xavier, dermatologista da rede de hospitais São Camilo de São Paulo.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Lavar o rosto diversas vezes ao dia, usar lenços umedecidos ou mesmo maquiagem específica são alguns dos artifícios utilizados para tentar controlar e minimizar os efeitos do excesso de brilho e oleosidade.

Mas será que você está fazendo da maneira mais correta? Confira algumas dicas da dermatologista para fazer as pazes com sua pele e deixá-la a cada dia mais limpa e fresca:

– Deve-se lavar a pele com sabonete apropriado duas vezes ao dia, não mais do que isso, para retirar o excesso de sebo, sem desencadear um aumento na produção da oleosidade que, em quantidade aceitável, é importante para a pele.

– Fique de olho também na temperatura da água do banho. A água quente retira a oleosidade natural da pele e acaba estimulando o organismo a produzir mais sebo, fazendo com que a mesma fique ainda mais oleosa. Prefira a água de morna a fria.

– Usar adstringente e hidratante próprios para esse tipo de pele ajudam a limpar e hidratar na medida certa. É errada a crença de que quem tem pele oleosa não precisa usar hidratante. Esses produtos melhoram a textura da pele e já há no mercado formulações que ajudam a controlar a oleosidade.

– É importante também escolher protetores solares sem óleo. “Eles também ajudam a manter a pele bonita e saudável, sem aquele aspecto de casca de laranja, resultado da oleosidade excessiva”, explica a dermatologista.

– Pessoas com pele oleosas devem sempre procurar produtos indicados para seu tipo de pele, evitando assim agravar o problema e o surgimento de cravos e espinhas, por exemplo. “Quando usamos produtos que não são apropriados, apesar de suas marcas e qualidades, é possível agravar a oleosidade e induzir o surgimento de acne, tanto no rosto quanto no corpo”, alerta Ana.

– Uma alimentação balanceada e pouco calórica, ou seja, pobre em gorduras, também auxilia na saúde da pele e controle do brilho e oleosidade excessivos.

– Se ainda assim a oleosidade da pele continuar incontrolável, é possível buscar outros tratamentos. “Existem medicações sistêmicas para esses casos, que normalmente são utilizadas por períodos curtos e sempre com supervisão médica”, orienta a especialista.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: