Coração e Vida | Outubro Rosa: a história da campanha mundial que salva vidas

Coração e Vida

Outubro Rosa: a história da campanha mundial que salva vidas

Desde os anos 90, o mês de outubro chama a atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Saiba como tudo começou:

15.10.2020 | por Equipe Coração e Vida

shutterstock_1505430608
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama acomete cerca de 2,1 milhões de mulheres anualmente em todo o mundo. Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 66.280 novos casos.

Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre câncer de mama

Por isso, mais do que falar sobre câncer de mama, é preciso ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença. É com este objetivo que nasceu a campanha mundial Outubro Rosa.

“Os cuidados com a saúde devem acontecer durante o ano todo, mas, em outubro, o tema ganha ainda mais atenção. Atividade física, alimentação saudável e exames de rastreamento, sobretudo a mamografia, são essenciais para a saúde da mulher”, enfatiza o cardiologista, presidente do Conselho Diretor do InCor e da área de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil.

E para quem não sabe, o movimento surgiu na década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou o laço cor-de-rosa e distribuiu aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’ (Race4TheCure), realizada em Nova York, nos Estados Unidos.

É neste mês que escolas, museus e estabelecimentos comerciais ganham detalhes cor-de-rosa na decoração. Em São Paulo, a iluminação do obelisco, no Parque do Ibirapuera, foi o primeiro monumento a ganhar as cores da campanha mundial, em 2002.

Outubro Rosa: câncer de mama mata cerca de 14 mil mulheres anualmente no Brasil

No #outubrorosa, vamos nos unir de coração a essa luta!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.