Polêmica sobre câncer de próstata divide médicos

22 de novembro - 2015
Por: Equipe Coração & Vida

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade passou a contraindicar o rastreamento de rotina do câncer de próstata por toque retal e dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no sangue e está sendo combatida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A SBU defende o diagnóstico precoce e exames preventivos.

Os dois lados sustentam seus pontos com estudos internacionais. Para Rodrigo Olmos, professor do departamento de clínica médica da USP, além dos estudos, evidências contra o rastreamento de rotina estão se acumulando na última década e a grande maioria dos tumores encontrados pelo rastreamento não se comporta agressivamente, diz.

Os urologistas dizem que os médicos de família ignoram particularidades do tumor na próstata. Uma delas é que os sintomas da doença demoram a aparecer e esperar significaria ter de lidar com o tumor já em estágio avançado.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/11/1709416-exame-de-rotina-contra-cancer-de-prostata-gera-guerra-entre-medicos.shtml

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: