Prêmio selecionará pesquisas mais relevantes no combate ao câncer
Milla Oliveira
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado hoje, 8 de abril. No Brasil, aproximadamente 576 mil novos casos de câncer podem ocorrer em 2015, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o objetivo de incentivar a produção de conhecimento nacional sobre prevenção e combate à doença, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) promove o VI Prêmio Octavio Frias de Oliveira. A premiação se divide em três categorias – Personalidade de Destaque, Pesquisa e Inovação Tecnológica – e as inscrições estão abertas até 30 de abril.
Apesar de o prêmio ser voltado para a comunidade científica, as pesquisas avaliadas irão auxiliar, no futuro, no diagnóstico, rastreamento e tratamento de diversos tipos de câncer. “A área de inovação tecnológica do prêmio tem um leque muito amplo e um dia essas inovações apresentadas serão aplicadas nos pacientes”, explica a coordenadora de oncologia clínica do Icesp, Pilar Estevez Diz.
No ano passado, um dos trabalhos premiados foi o desenvolvimento de uma vacina terapêutica para tratamento de tumores causados pelo HPV. Na opinião da especialista, a pesquisa é bastante relevante. “O HPV é um problema sério tanto para o colo do útero quanto para cabeça e pescoço. Além disso, a pesquisa é nacional e deve ser valorizada”. Um trabalho voltado para a avaliação dos anticorpos que combatem células tumorais de ovário e pulmão também recebeu prêmio em uma das edições passadas . “O prêmio tem tido candidatos de importância e tem conseguido selecionar trabalhos relevantes para todos”, diz Pilar.
Para participar, consulte o regulamento pelo site http://www.icesp.org.br/premio/regulamento.pdf. Os trabalhos devem ser originais e publicados em revistas científicas entre 2014 e 2015. O autor tem que estar vinculado a alguma instituição de pesquisa e ensino nacionais. Na categoria de inovação tecnológica, os trabalhos podem ter sido publicados entre 2013 e 2015.
SERVIÇO
O quê: VI Prêmio Octavio Frias de Oliveira
Quando: Até 30 de abril
Leia o regulamento: http://www.icesp.org.br/premio/regulamento.pdf
Revisão técnica
Dra. Ludhmila Hajjar
Coordenadora das UTIs cardiológicas do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital Sírio-Libanês