Coração e Vida | Preservar o planeta faz bem à saúde - Coração e Vida

Preservar o planeta faz bem à saúde

Dia Mundial do Meio Ambiente: Coração e Vida selecionou 5 práticas sustentáveis para serem adotadas no dia a dia. Confira:

2.06.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

joshua-lanzarini-727350-unsplash

Alimentos orgânicos: produção respeita o ciclo de vida de animais e vegetais FOTO: Unsplash

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ter atitudes que visam a preservação dos recursos naturais, bem como adotar medidas sustentáveis no dia a dia, significa, também, ter mais saúde – tanto física como psicológica. E você, já se perguntou o que tem feito em prol do planeta? Para te ajudar rumo à essa jornada de bem-estar coletivo, Coração e Vida selecionou cinco práticas sustentáveis para serem adotadas no dia a dia. Mudar pequenos hábitos pode ser fácil. E o planeta agradece.

Confira:

Consuma alimentos orgânicos
Alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, hormônios, ou qualquer outro produto químico. Além de mais saudáveis para o consumo humano, sua produção também é benéfica para o meio ambiente — uma vez que há respeito no ciclo de vida dos animais e vegetais. A produção orgânica visa a pratica a rotação de culturas de micro organismos benéficos ao solo e adubação verde

Faça compostagem
Acredita-se que ao menos 3% da emissão de metano na atmosfera, ou seja, um dos gases causadores do efeito estufa, é gerado pelo processo de decomposição do lixo orgânico doméstico. Aprender a fazer a técnica de compostagem (transformação do lixo orgânico em material utilizado na agricultura) é atitude sustentável e, claro, saudável. O composto preparado com o aproveitamento do lixo orgânico é excelente adubo, que pode ser utilizado na plantação de alimentos.

Tome banho rápido
110 litros de água por dia são suficientes para atender às necessidades básicas de uma pessoa (tomar banho, lavar louça, escovar os dentes e até mesmo lavar as mãos). Mas, somente para 15 minutos de banho — com o registro ligado ininterruptamente – gasta-se, em média, 140 litros de água, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU). Já cinco minutos embaixo do chuveiro, abrindo e fechando o registro, gasta-se, apenas, 45 litros de água. A economia de água é fundamental para que o recurso não se esgote.

Deixe o carro na garagem
Evite hipertensão arterial, osteoporose ou doenças cardiovasculares ao deixar o carro na garagem e percorrer pequenos e médios trajeos a pé, ou de bicicleta. Se não for possível adotar a prática diariamente, comprometa-se a exercitar-se de duas a três vezes na semana. Com a prática, você também deixa de poluir o meio ambiente.

Recicle
Quando o lixo doméstico (ou, claro, do ambiente de trabalho) é reciclado, contribui-se para a diminuição do desperdício de água e energia, e protege o ecossistema. Lixo orgânico, ou seja, resíduos originários de animais e vegetais, ou restos de alimentos, devem ser descartados. Reduzir a extração de matéria-prima, aumenta a disponibilidade de recursos naturais e, consequentemente, maior contato com a natureza. Diversos estudos já provaram que o simples fato de praticar qualquer atividade ao ar livre diminui a ansiedade e traz ainda mais sensação de bem-estar.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.