Chocolate amargo traz benefícios para a saúde
Com a Páscoa chegando é importante saber como fazer escolhas saudáveis na hora de celebrar a data. Isso significa optar por chocolates com maior teor de cacau.
A nutricionista Simone Ferraz do Hospital Sírio-Libanês já aponta, por exemplo, que “o chocolate branco, de chocolate não tem nada. Na composição tem apenas manteiga de cacau, leite em pó, açúcar etc”.
Ela salienta ainda que o chocolate ao leite tem um teor baixo de cacau, sendo geralmente uma composição de cerca de 30% de cacau com leite e açúcar.
Juliana Venanzi Gouveia, também nutricionista do Sírio-Libanês afirma: “o tipo ideal de chocolate deve ser o que apresenta um percentual de cacau mais elevado”.
Dessa forma uma Páscoa mais consciente é aquela que aposta no chocolate amargo, o qual apresenta 70% de cacau ou mais.
Segundo as nutricionistas entrevistadas, desde que consumidos um valor médio de 30 gramas de chocolate ao dia, priorizando a quantidade de cacau presente, podemos ter os seguintes deliciosos benefícios:
– Auxílio na redução do LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (bom colesterol), devido à presença de polifenóis que atuam no sistema imunológico;
– Contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e protetoras do coração;
– Melhora o humor;
– Reduz a ansiedade e o stress;
– Reduz o apetite por outros doces.
Importante lembrar que o chocolate é um alimento com quantidades consideráveis de calorias. Consulte, portanto, um nutricionista para que ele possa determinar o tipo e a quantidade de chocolate mais adequado ao seu perfil.
E o chocolate diet?
“Também é importante a atenção quanto ao consumo de chocolate na versão diet, pois por possuírem quantidade restrita de carboidratos é necessária uma maior quantidade de gordura para ter realce de sabor e alcance da textura desejada”, alerta Juliana Gouveia.
Leia também: Nutricionista fala sobre benefícios do chocolate
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo