Que crianças com animais de estimação são mais felizes?
As crianças crescem saudáveis, bonitas e fortes se viverem em companhia de animais de estimação. Eles ajudam a aliviar a solidão, o estresse, a ansiedade e promovem a interação social.
Mas ter um bichinho de estimação também é sinônimo de responsabilidade, e essa é uma experiência incrível para gerar esse senso de cuidado e comprometimento com as crianças, que devem participar da rotina do bichinho, ajudando nos processos de limpeza, alimentação e saúde.
Além disso, se responsabilizar pelo cuidado de outro ser vivo, não apenas ajuda a desenvolver o vínculo afetivo em si, mas permite que a criança experimente uma série de sentimentos, desde o amor e a compaixão, até a frustração e a perda.
As crianças que vivem na companhia de animais de estimação também são menos propensas a ter infecções porque os animais as levam em contato com vírus, bactérias e alérgenos. Consequentemente, o sistema imunitário das crianças é reforçado, como explica um estudo publicado na revista Pediatrics.
A companhia de bichinhos também reduz o risco de asma. Um estudo realizado na Suécia e publicado no Jama Pediatrics descobriu que crianças criadas com animais tiveram uma redução de 15% de risco de desenvolverem asma em comparação com as crianças que não possuíam cães ou gatos.