Que música, sexo e drogas ativam as mesmas substâncias no cérebro?
O mesmo sistema químico-cerebral que proporciona as sensações de prazer geradas pelo sexo, as drogas e a comida é essencial para experimentar o prazer gerado pela música, segundo estudo publicado na revista científica “Nature”.
Daniel Levitin, um dos autores do estudo, desenvolvido na Universidade McGill de Montreal, no Canadá, destaca que esta é a primeira prova de que os opioides próprios do cérebro estão diretamente envolvidos no prazer musical.
Trabalhos anteriores do especialista e sua equipe chegaram a produzir mapas das áreas do cérebro ativados pela música, mas só havia sido possível levantar a suspeita de que o sistema opioide era responsável pelo prazer.
Para esta experiência, os cientistas bloquearam de maneira seletiva e temporária os opioides do cérebro com a naltrexona, remédio usado habitualmente em tratamentos para a dependência de drogas opiáceas e álcool. Em seguida, eles mediram as reações dos 17 participantes do estudo aos estímulos musicais e constataram que até mesmo as músicas favoritas deixavam de gerar sensações prazerosas.