Que o tomate deve estar presente em toda dieta?
O tomate acompanha muito bem qualquer salada, mas é um fruto. Aliás, é o mais cultivado do mundo: com produção anual acima de 120 milhões de toneladas, ele supera a melancia e a banana, respectivamente, o segundo e terceiro de maior popularidade no planeta.
Apesar de ter ganhado fama com a culinária italiana, o alimento é originário da América, onde já era cultivado por incas e astecas muito antes da chegada dos europeus.
Entre as principais propriedades do tomate, podemos destacar a vitamina A que, além da ação antioxidante, é importante para a saúde dos olhos e pele; vitamina C, responsável por proteger o sistema imunológico e participar de inúmeros processos para manutenção e promoção da saúde; licopeno, que é forte aliado do sistema cardiovascular e protege contra alguns tipos de câncer; e o cálcio, cuja função é manter ossos e dentes saudáveis.
Tantos benefícios podem ser aproveitados sem prejudicar a boa forma: uma vez que tomates possuem, em geral, em média 28 calorias para 1 porção de 100g, qualidade que os coloca entre as opções favoritas de vegetarianos, por exemplo.
Mas a versatilidade é uma das principais características desse fruto, que é simplesmente a base de delícias como o ketchup e os molhos de macarronadas e pizzas.