Coração e Vida | Que os casos de infecção por HIV aumentaram entre os jovens? - Coração e Vida

Que os casos de infecção por HIV aumentaram entre os jovens?

1.02.2018 | por Coração e Vida

Por conta do avanço da medicina, a Aids já não é mais uma sentença de morte, como na década de 1980. Ainda assim, são cerca de 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo, sendo 830 mil somente no Brasil, segundo dados de 2016 da UNAids, órgão das Nações Unidas para questões relacionadas à doença.

A estimativa do órgão é que, no ano retrasado, tenham ocorrido cerca de 1,8 milhão novas infecções no mundo (48 mil no Brasil – 35% delas entre jovens de 15 a 24 anos).

A principal forma de prevenir a Aids é usando preservativo nas relações sexuais, mas o vírus HIV pode ser transmitido por agulhas contaminadas, por contato com fluidos corporais de portadores da doença e de mãe para filho.

Para evitar o contágio, seringas e agulhas não devem ser compartilhadas. Gestantes portadoras de HIV precisam seguir tratamento recomendado durante o pré-natal para evitar a contaminação do bebê. Em caso de suspeita de contaminação, o serviço de saúde deve ser procurado rapidamente para a realização de exames e profilaxia.

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.