Quer energia e disposição para curtir o Carnaval?
O Carnaval chegou… época de diversão, gente animada e muita folia nos blocos, nas passarelas e nos salões país afora.
Especial do mês: Vai cair na folia no Carnaval? Deixe a camisinha participar da festa
Você sabia… Que os casos de infecção por HIV aumentaram entre os jovens
O que fazer, então, para manter o pique durante toda a festa e impedir uma virose chata ou ainda uma preguiça no dia seguinte à primeira folia?
De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, a primeira coisa a se fazer antes de cair na gandaia é cuidar do sistema imunológico.
Noites mal dormidas e o álcool são capazes de destruir a capacidade do organismo de reagir a infecções, portanto, fortalecê-lo antes é fundamental para conseguir curtir.
“Por mais que a alimentação esteja boa durante o Carnaval, o sistema imune não estava fortalecido antes e aí a pessoa pode não conseguir dar sequência à festa”, explica. Suplementar ômega 3, glutamina, própolis, lactobacilos (em sachê ou kefir) ou kombuchá – de preferência à noite – ajuda bastante.
A recomendação para ingerir lactobacilos no período noturno tem fundamento. “Quando você toma de manhã há outros alimentos que vem depois. De noite, sem a competição alimentar, os lactobacilos têm um tempo maior para se desenvolver”, diz a especialista.
A glutamina, de acordo com Edvânia, é boa para melhorar o sistema imune. “Vai ajudar na absorção das vitaminas no sistema digestório, e também ajudar os lactobacilos a se alojarem por mais tempo.”
Alimentação
Além disso, comer direito é importante para manter e renovar as energias. “É preciso consumir coisas com valor nutricional maior. Quanto mais vitaminas, mais disposição”, explica.
Antes de sair para o bloquinho, o ideal é tomar um suco natural, comer uma tapioca ou omelete, além de apostar em frutas ou vitaminas. “É preciso usar esses alimentos com valor energético mais alto, para dar energia.”
O chocolate, por exemplo, não é bem-vindo nesses dias. “O ruim é que ele tem gordura e pode provocar um desconforto gástrico, pois a pessoa vai associar com bebida alcoólica. Quando há açúcar e álcool, pode acontecer uma fermentação, que causa desconforto.”
Quem preferir comer uma barra de cereal, que escolha a que tenha mais frutas e oleaginosas.
Durante a folia, a maior parte das pessoas só bebe. Quem for comer, no entanto, pode apostar em doces como bananada, goiabada, frutas e oleaginosas. “Até tapiocas e crepiocas são recomendadas”, diz Edvânia.
O pós-festa é que deve ser caprichado. “Pode comer comida mesmo: arroz, feijão, carne e legume. É preciso repor toda essa energia. É para consumir um valor calórico maior, para recuperar, para ter energia e estar com pique de novo no dia seguinte. Não adianta fazer dieta.”
Depois do Carnaval, a dieta entra em cena. “Recomendamos uma alimentação ‘plant based’ por cinco dias, onde só entram alimentos naturais. Priorizamos alimentos com poder antioxidante maior, como frutas vermelhas, erva doce, salsão, gengibre… é um processo de limpeza”, recomenda.
Para aliviar a ressaca, o ideal é aumentar a carga de antioxidantes. Quem seguiu as recomendações de melhorar o sistema imunológico antes de partir para a festança, porém, sofre menos.
“As ressacas serão mais leves. O corpo passa por um processo depurativo, então consegue segurar a onda por mais tempo. Claro, a pessoa acaba tendo um desconforto, mas no outro dia pode começar com alimentos mais naturais, já que os industrializados vão dar trabalho na digestão”, aconselha.
Por fim, dormir bem é fundamental para recuperar as energias entre um dia e outro de folia. Já se exigiu muito do corpo, então é preciso deixá-lo descansar.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo