Coração e Vida | Quer energia e disposição para curtir o Carnaval? - Coração e Vida

Quer energia e disposição para curtir o Carnaval?

Confira dicas para melhorar a imunidade antes e após a folia

8.02.2018 | por Eli Pereira - Equipe Coração e Vida

O Carnaval chegou… época de diversão, gente animada e muita folia nos blocos, nas passarelas e nos salões país afora.

Especial do mês: Vai cair na folia no Carnaval? Deixe a camisinha participar da festa
Você sabia… Que os casos de infecção por HIV aumentaram entre os jovens

O que fazer, então, para manter o pique durante toda a festa e impedir uma virose chata ou ainda uma preguiça no dia seguinte à primeira folia?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, a primeira coisa a se fazer antes de cair na gandaia é cuidar do sistema imunológico.

Noites mal dormidas e o álcool são capazes de destruir a capacidade do organismo de reagir a infecções, portanto, fortalecê-lo antes é fundamental para conseguir curtir.

“Por mais que a alimentação esteja boa durante o Carnaval, o sistema imune não estava fortalecido antes e aí a pessoa pode não conseguir dar sequência à festa”, explica. Suplementar ômega 3, glutamina, própolis, lactobacilos (em sachê ou kefir) ou kombuchá – de preferência à noite – ajuda bastante.

A recomendação para ingerir lactobacilos no período noturno tem fundamento. “Quando você toma de manhã há outros alimentos que vem depois. De noite, sem a competição alimentar, os lactobacilos têm um tempo maior para se desenvolver”, diz a especialista.

A glutamina, de acordo com Edvânia, é boa para melhorar o sistema imune. “Vai ajudar na absorção das vitaminas no sistema digestório, e também ajudar os lactobacilos a se alojarem por mais tempo.”

Alimentação

Além disso, comer direito é importante para manter e renovar as energias. “É preciso consumir coisas com valor nutricional maior. Quanto mais vitaminas, mais disposição”, explica.

Antes de sair para o bloquinho, o ideal é tomar um suco natural, comer uma tapioca ou omelete, além de apostar em frutas ou vitaminas. “É preciso usar esses alimentos com valor energético mais alto, para dar energia.”

O chocolate, por exemplo, não é bem-vindo nesses dias. “O ruim é que ele tem gordura e pode provocar um desconforto gástrico, pois a pessoa vai associar com bebida alcoólica. Quando há açúcar e álcool, pode acontecer uma fermentação, que causa desconforto.”

Quem preferir comer uma barra de cereal, que escolha a que tenha mais frutas e oleaginosas.

Durante a folia, a maior parte das pessoas só bebe. Quem for comer, no entanto, pode apostar em doces como bananada, goiabada, frutas e oleaginosas. “Até tapiocas e crepiocas são recomendadas”, diz Edvânia.

O pós-festa é que deve ser caprichado. “Pode comer comida mesmo: arroz, feijão, carne e legume. É preciso repor toda essa energia. É para consumir um valor calórico maior, para recuperar, para ter energia e estar com pique de novo no dia seguinte. Não adianta fazer dieta.”

Depois do Carnaval, a dieta entra em cena. “Recomendamos uma alimentação ‘plant based’ por cinco dias, onde só entram alimentos naturais. Priorizamos alimentos com poder antioxidante maior, como frutas vermelhas, erva doce, salsão, gengibre… é um processo de limpeza”, recomenda.

Para aliviar a ressaca, o ideal é aumentar a carga de antioxidantes. Quem seguiu as recomendações de melhorar o sistema imunológico antes de partir para a festança, porém, sofre menos.

“As ressacas serão mais leves. O corpo passa por um processo depurativo, então consegue segurar a onda por mais tempo. Claro, a pessoa acaba tendo um desconforto, mas no outro dia pode começar com alimentos mais naturais, já que os industrializados vão dar trabalho na digestão”, aconselha.

Por fim, dormir bem é fundamental para recuperar as energias entre um dia e outro de folia. Já se exigiu muito do corpo, então é preciso deixá-lo descansar.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.