Coração e Vida | Quer mais saúde? Dr. Kalil explica como sair do sedentarismo

Quer mais saúde? Dr. Kalil explica como sair do sedentarismo

Academia é apenas uma das opções; caminhadas na rua ou no parque são eficazes para sair do sedentarismo

17.04.2019 | por Equipe Coração e Vida

“O que não pode é ficar parado”, já adianta o cardiologista Dr. Roberto Kalil. Você sempre ouve falar que fazer exercício é essencial para a sua saúde, mas acha muito difícil começar? Dr. Kalil explica a importância de sair do sedentarismo e ganhar mais saúde cardiovascular.

“O sedentarismo, ou seja, ficar o tempo inteiro parado, sentado, sem fazer atividade física, pode ser mais perigoso para o coração e para a sua saúde do que os quilos a mais, por exemplo. Não que seja bom ficar obeso”, explica o médico.

“Tire da cabeça que você precisa se tornar um atleta. Bastam 150 minutos de atividade moderada por semana para não ser uma pessoa sedentária”, diz o cardiologista. Ou seja, é possível dividir esse tempo em 30 minutos por dia, cinco dias na semana. “Já faz toda a diferença para a sua saúde”, recomenda.

Não pense só na academia

Quando se fala em praticar uma atividade física, é a academia que vem primeiro à mente. Mas está errado. Na rua ou no parque também dá para fazer bastante coisa – e de graça.

“Essa é apenas uma das opções. Dá para começar com uma caminhada leve, e aumentar intensidade gradativamente até chegar a uma caminhada mais rápida. Se você não gosta de academia, por exemplo, vale a pena buscar algo que goste de fazer, como natação, bicicleta, corrida, dança, hidroginástica, entre outros. O que não pode é ficar parado”, alerta.

E o médico garante: depois de começar – que é o mais difícil de fazer – vamos notar diferença na disposição no dia a dia. “Lembre-se: o exercício é o elixir da vida. A sua saúde está nos seus pés. Faça exercício”, completa.

Veja abaixo o vídeo em que o cardiologista fala mais sobre como sair do sedentarismo:

+ Leia também: Dr. Kalil explica como identificar sinais de AVC

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.