Remédios caseiros resolvem problemas cardíacos? Dr. Kalil explica

16 de janeiro - 2019
Por: Equipe Coração & Vida

Quem nunca recebeu por meio de redes sociais aquela receitinha milagrosa de que alho com limão é capaz de derreter a gordura dentro das artérias, evitando, então, um infarto? Ou que aquele determinado chá é um remédio caseiro incrível, mas que não é divulgado porque indústrias farmacêuticas se unem em um complô para esconder a “cura” dos problemas cardiovasculares? Será que essas mensagens divulgadas pelo Whatsapp ou outras redes sociais são verdadeiras?

Receitas caseiras "milagrosas" não tem efeito sobre problemas cardíacos - Foto: Pixabay (Creative Commons)
Receitas caseiras “milagrosas” não tem efeito sobre problemas cardíacos – Foto: Pixabay (Creative Commons)

A resposta é não. “Essas informações não têm comprovação científica”, afirma o cardiologista Dr. Roberto Kalil.

“Há muitas informações de que a berinjela com laranja reduz colesterol, que chá com limão desentope artérias e tira placas de gordura”, diz o médico. De acordo com ele, esses efeitos não são alcançados com essas receitas.

Segundo Dr. Kalil, quem tem colesterol alto deve fazer uma dieta convencional e procurar o médico. “Há várias medicações para baixar colesterol. Se você tem obstruções conhecidas nas artérias, há várias maneiras de se prevenir, como cuidar da sua hipertensão arterial e tomar remédios para isso, tratar o diabetes, caminhar, não fumar e tomar remédio para colesterol”, explica.

Fórmulas mágicas para desobstruir artérias e impedir que a pessoa infarte, portanto, não existem, afirma o cardiologista. “Se chegar a você essas informações, duvide”, diz Dr. Kalil. “E, se você tiver algum fator de risco importante para doença coronária, procure orientação médica e não confie em fórmulas mágicas que são veiculadas diariamente”, conclui.

Veja abaixo o vídeo em que Dr. Kalil explica mais sobre os remédios caseiros para tratamento de problemas cardíacos:

Leia também: Dr. Roberto Kalil faz alerta sobre medicamentos de combate ao colesterol

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: