Coração e Vida | Ritual noturno: como cuidar da pele antes de dormir - Coração e Vida

Ritual noturno: como cuidar da pele antes de dormir

Confira as dicas e os produtos que devem fazer a rotina de beleza antes de ir para a cama (e acordar com o rosto mais descansado)

22.06.2018 | por - Equipe Coração e Vida

Lavar, esfoliar, hidratar. Parece trabalhoso cuidar da pele depois de passar o dia todo com camadas de maquiagem, protetor solar e ainda acumulando partículas de poluição no rosto. Mas é uma tarefa que não deve ser negligenciada, assim como lavar os cabelos ou escovar os dentes.

A dermatologista Mylene Pavan Pasin, membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, garante: cinco minutos diários são suficientes para manter a pele saudável e bem distante dos sinais de envelhecimento que tanto apavoram as mulheres. Saiba mais abaixo.

 

Dois passos básicos ajudam a preparar a pele para a hora do descanso. Foto: Shutterstock

Dois passos básicos ajudam a preparar a pele para a hora do descanso. Foto: Shutterstock

 

PASSO 1: Limpar e tonificar

Comece com um sabonete específico para o tipo de pele (seca, normal, oleosa, sensível). Lave rosto e pescoço. Em seguida, aplique uma loção sem álcool ou água micelar, que remove as impurezas e tonifica, restabelecendo o Ph da pele. Esse produto ainda tem poder demaquilante, pois dormir com resquícios de maquiagem é um hábito prejudicial. Além de favorecer o surgimento da acne, pode causar irritação pelo contato prolongado.

 

Existe diferença entre usar loção tônica ou adstringente?

O tônico tem a função de terminar a limpeza e restabelecer o equilíbrio natural da pele. As loções adstringentes diminuem a oleosidade e são usadas, geralmente, em peles com tendência à acne. Por serem mais agressivas, podem ressecar em excesso.

 

A limpeza noturna pode incluir a esfoliação?

O ato de esfoliar renova as camadas mais superficiais da pele. Use produtos que fazem isso sem irritar o rosto, uma ou duas vezes por semana, apenas. Evite as receitas caseiras muito abrasivas, que sensibilizam a pele. Se houver lesões inflamadas de acne, existe o risco de espalhar uma infecção.

 

E as máscaras faciais, podem ser aplicadas?

Existem várias formulações, inclusive as que contêm ingredientes calmantes. Como agem por pouco tempo na pele, costumam ter ativos em concentrações maiores do que nos cremes, com maior penetração. Podem entrar na rotina de cuidados noturnos, mas não diariamente.

 

PASSO 2: Cremes específicos para cada tipo de pele

Um dermatologista poderá indicar o melhor creme de acordo com a idade e as necessidades individuais: clareamento de manchas, hidratação profunda, esfoliação química, firmeza, redução das linhas de expressão ou outras.

 

Cremes com textura oleosa são melhores hidratantes noturnos?

Os cremes mais densos são indicados para peles muito secas. Porém, o fato de serem gordurosos não garante melhor hidratação. Há outros tipos (com excelente poder de penetração) que são fluidos e não obstruem os poros. As texturas em gel, gel creme ou sérum devem ser as preferidas.

 

Quais são as dicas para acordar com o rosto descansado?

Limpar, tonificar e hidratar antes de dormir é apenas uma parte. O grande truque é ter uma boa noite de sono aliada a bons hábitos de saúde – não fumar, evitar bebidas alcoólicas, caprichar na proteção solar, beber muita água e cuidar da alimentação.

 

Texto:

Daniela Spilotros

 

Leia mais:

Nutrientes da beleza: conheça os alimentos que melhoram pele e cabelos

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.