Saiba quais as diferenças entre artrite e artrose

21 de setembro - 2017
Por: Equipe Coração & Vida

Os nomes são parecidos. As dores atingem praticamente as mesmas áreas, mas as patologias possuem origens bem diferentes.

A artrose provoca a degeneração da articulação. Na maioria dos registros é causada pelo envelhecimento, sobrepeso, atividades repetitivas e outras disfunções que acabam desencadeando o processo.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

De acordo com a médica Lícia Maria Henrique da Mota, coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o joelho costuma ser a parte do corpo mais atingida. “A dor normalmente é mecânica. O paciente acorda bem e a dor vai evoluindo ao longo do dia.”

Para se ter uma ideia do transtorno causado, dados da Previdência Social indicam que a enfermidade é a segunda na lista das doenças que justificam auxílio pagos pelo governo, com 7,5% do total.

Mesmo sem cura, o problema tem tratamento. “Atitudes simples como cuidado com a postura, perda de peso e fortalecimento muscular contribuem para o desaparecimento das dores”, explica a médica reumatologista.

Em casos extremos, medicamentos como o ácido hialurônico que, entre outras coisas, estimula a produção de células cartilaginosas, também podem ser administrados. Entretanto, casos avançados podem exigir cirurgia e a colocação de próteses.

Artrite

A artrite possui causas mais complexas. A doença é autoimune e provoca a inflamação das articulações, geralmente atingindo mãos, pernas e tornozelos. Existe uma predisposição do gênero feminino para o mal. Para cada homem, entre 4 e 5 mulheres são acometidas. O estilo de vida pode contribuir para o surgimento da enfermidade. Cigarro e estresse estão entre os principais itens que podem ajudar a desencadear o problema.

“A artrite provoca uma sensação de congelamento, especialmente no período da manhã. O indivíduo acorda com a articulação rígida, dor e inchaço”, lista a especialista.

O diagnóstico depende do histórico de cada paciente e também de exames clínicos. O tratamento é realizado com medicamentos que mudam o curso do distúrbio. Sem cuidados adequados, a artrite pode até levar à morte.

Procurar ajuda rapidamente, pode fazer diferença. Alguns indivíduos desistem do tratamento por achar que a patologia não tem cura, mas o acompanhamento médico pode fazer toda a diferença.

As recomendações para evitar o aparecimento das doenças são as mesmas. “Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação rica em cálcio e pouco açúcar, contribui muito para barrar a progressão desses males”, aconselha Lícia Maria.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: