Coração e Vida | Saiba quais são os perigos da gordura trans e evite o consumo

Saiba quais são os perigos da gordura trans e evite o consumo

Gordura trans está presente em muitos alimentos industrializados; fique de olho no rótulo

8.11.2018 | por Coração e Vida

Não é de hoje que se fala dos perigos da gordura trans, afinal, ela pode elevar o colesterol ruim (LDL), diminuir o colesterol bom (HDL), aumentar a obesidade abdominal e provocar um processo inflamatório no organismo, além de aumentar o risco de desenvolver diabetes.

Por essa razão, é importante evitar consumir esse tipo de gordura. O problema, no entanto, é que ela está presente em muitos alimentos industrializados. A nutricionista Paula Hertel explicou ao Coração&Vida que não existe um consumo recomendado para a ingestão da gordura trans, sendo que o recomendado é evitar completamente.

Gordura trans costuma estar presente nos alimentos industrializados - é preciso ficar de olho no rótulo - Foto: Pixabay (Creative Commons)

Gordura trans costuma estar presente nos alimentos industrializados – é preciso ficar de olho no rótulo – Foto: Pixabay (Creative Commons)

“A ‘recomendação’ é que seja consumida de forma restrita e limitada, ou seja, o mínimo possível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que no máximo 1% das calorias totais da dieta devem ser provenientes de gordura trans, ou seja, para uma dieta de 2.000 kcal, por exemplo, a ingestão máxima de gordura trans deve ser de 2,2g”, afirmou.

Desde agosto de 2006 está em vigor a norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga os fabricantes a especificarem a quantidade de gordura trans contida nos alimentos. Com isso, é possível fugir do consumo observando os rótulos dos alimentos.

Paula Hertel explica que podemos encontrar a gordura trans principalmente nos alimentos industrializados, como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos em pacote e biscoitos.

“É possível controlar o consumo de gordura trans na dieta, observando as quantidades presentes nas tabelas nutricionais dos produtos embalados”, concluiu.

A seguir, o Coração & Vida aponta os principais produtos alimentícios onde podemos encontrar gordura trans:gordura_trans_roberto_kalil_coração_e_vida

Leia também: Entenda os riscos do colesterol elevado e saiba como se prevenir

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.