Sarampo: começa nova fase da campanha de vacinação

11 de fevereiro - 2020
Por: Equipe Coração & Vida

 

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Uma nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo foi anunciada pelo Ministério da Saúde, na última segunda-feira 10. Nesta etapa, o foco da imunização será em crianças e jovens, de 5 a 19 anos que não receberam as duas doses obrigatórias da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola).

“Todo mundo sabe que vacinação em geral é de extrema importância. Sarampo não tem um tratamento específico e pode ser grave; por isso, somente a imunização garante a prevenção”, reforça Ralcyon Teixeira, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas.

Mais:
Sarampo: por que a doença voltou no Brasil?

A expectativa é de que mais de 3 milhões de brasileiros recebam a imunização. O chamado Dia D, quando os postos de saúde estarão abertos para vacinação do público-alvo, acontece no próximo dia 15 de fevereiro. Mas, atenção: para a população fora da faixa etária da campanha que não tenha recebido as duas doses recomendadas “ou, ainda, que tenha dúvidas se recebeu a imunização, também deve buscar o posto de saúde”, complementa Ralcyon.

Mais: 
Sarampo é doença séria; veja a importância de se vacinar

Bebês de seis meses a menos de 1 ano que tomaram a chamada dose zero em épocas de surto da doença, seguem precisando tomar as outras duas imunizações recomendadas a partir dos 12 meses de vida. Quem se vacinou e tomou as duas doses exigidas não precisa participar do novo cronograma.


Transmissão da doença

Extremamente contagioso, o vírus pode ser contraído em até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local. Um levantamento feito pelo Unicef  divulgado no ano passado, apontou o Brasil como o terceiro país no ranking dos que tiveram o maior aumento de casos de sarampo entre 2017 e 2018.

Mais:
Mitos e verdades sobre as vacinas


Revisão técnica

Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: