Nhoque de mandioquinha é opção saudável e prática
Que o nhoque conquista o paladar de quem experimenta o prato, não é novidade. Mas o que poucos sabem é que a massa feita com mandioquinha, ao invés da tradicional batata, pode ser ainda mais nutritiva. “Trata-se de tubérculo rico em fibras, carboidratos, minerais e vitaminas, como as do complexo B”, explica a nutricionista Thaís Cardeal.
Uma boa opção é acrescentar aveia. “A aveia se diferencia por apresentar um dos mais altos teores proteicos, além de ser rica em fibras, que atuam na regulação do trânsito intestinal, além de ajudar a baixar os níveis de colesterol total e LDL no sangue”, complementa a nutricionista, sobre propriedades também benéficas na redução do risco de doenças cardiovasculares.
E a receita é prática e fácil. Confira!
Nhoque de mandioquinha com aveia:
Molho ao sugo (mas pode ser pesto, também)
-3 dentes de alho picados
– 2 colheres de sopa de azeite
– 6 tomates sem pele e sementes em cubos pequenos
– sal a gosto
– pimenta do reino moída
– Folhas de 5 ramos de manjericão lavados
Massa
-500g de mandioquinha cozida e espremida
-1 xc de chá de aveia em flocos finos
– Sal a gosto
– Pimenta do reino moída
Modo de preparo
Molho: refogue o alho no azeite. Junte os tomates e cozinhe-os em fogo alto até murcharem, cerca de 5 minutos. Desligue o fogo, tempere com sal e a pimenta e acrescente o manjericão.
Massa: Apos cozinhar esprema a mandioquinha e leve novamente ao fogo para secar a água restante. Junte o restante dos ingredientes e misture bem. Faça rolinhos de 1,5cm de diâmetro e corte em retângulos de 2 cm. Cozinhe o nhoque em água fervente com sal por 3 minutos, ou até começarem a subir na superfície da água.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo