Saúde na cozinha: salada de bacalhau para a Páscoa
Para quem quer variar o cardápio na Páscoa, mas não abre mão de consumir bacalhau, a receita abaixo é um ótimo acompanhamento de pratos. Só é preciso ficar bem atento para retirar o sal do bacalhau, já que o excesso pode prejudicar quem tem hipertensão arterial. O peixe é rico em vitaminas e minerais, além de carregar o ômega-3, uma gordura que ajuda a reduzir o colesterol ruim.
Veja abaixo a receita do chef Giancarlo Bolla, presente no livro Chefs do Coração (Ed. Atheneu com apoio do Incor) e aproveite a temporada:
Ingredientes:
200g de bacalhau desidratado
2 bulbos de cebolinha verde, bem picadinha
1 haste de salsão
1 galho de salsinha verde
4 batatas, cozidas, cortadas em rodelas de 5mm de espessura
1 colher (das de sopa) de folhinhas de tomilho
2 tomates, sem as sementes, cortados em cubinhos
1 cebola, média, em rodelas fininhas
2 colheres, de sopa, de alcaparras muito bem dessalgadas
4 colheres (das de sopa) de azeite extravirgem
Modo de preparo:
Durante 24 horas, deixe o bacalhau de molho. No entretempo, troque a água, pelo menos, três vezes. Numa panela de tamanho apropriado, ferva um litro de água fresca. Agregue a cebolinha, o salsão e a salsinha. Retome a ebulição. Cozinhe o bacalhau por, ao menos, 30 minutos. Retire e escorra. Desmanche o bacalhau, em lascas. Nos pratos respectivos, coloque o bacalhau, em domo, no centro. Rodeie com as rodelas das batatas. Por cima do bacalhau, espalhe o tomilho, os dadinhos dos tomates, a cebola e as alcaparras. Banhe com o azeite de olivas extravirgem.
+ Leia também: Conheça a importância do ômega-3, a gordura amiga do coração