Síndrome de Burnout pode levar ao ganho de peso, diz estudo
O transtorno causado pelo esgotamento profissional, conhecido como síndrome de Burnout, está relacionado com o ganho de peso. Este é o dado mais recente mostrado em estudos divulgados pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) e pelo Journal of Health Psychology (JHP). De acordo com os trabalhos, pacientes diagnosticados com a condição tendem a desenvolver compulsão alimentar e a serem menos ativo fisicamente.
Doutora em Saúde Mental, a psicóloga Maria Alice Fontes afirma que, de fato, o burnout pode, sim, estar associado ao ganho de peso.
Em situações de estresse, o corpo humano libera cortisol, o chamado “hormônio do estresse”, também responsável pelo aumento do nível de produção de insulina causando causando, assim, desequilíbrio em todo o sistema metabólico. Além disso, o paciente pode ficar com vontade de comer mais, achando que isso o ajudará a se sentir melhor.
Mais:
Entenda o estresse intenso da Síndrome de Burnout
Maria Alice explica que a síndrome de Burnout pode ser definida como um estresse crônico, especificamente ligado a questões de trabalho que atinge o esgotamento emocional. “A pessoa sente que não tem mais energia, perde os recursos emocionais para lidar com as situações do dia a dia, e vai ficando desapontada, com sentimento de incapacidade e de insuficiência”, diz. “E a tendência é o desenvolvimento de uma depressão”, aponta.
Além do apetite, a síndrome pode afetar o sono e o prazer na realização de atividades. É importante entender que pessoas que sofrem com o transtorno precisam de ajuda psicológica. Em geral, o tratamento médico inclui o uso de medicamentos, além de acompanhamento psicoterapêutico para ajuda-lo a lidar com situações de estresse.
Mais:
Brasileiro é o segundo mais estressado do mundo, diz Roberto Kalil
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo