Sucos verdes ajudam a prevenir doenças
Milla Oliveira
Introduzir os chamados sucos verdes na dieta pode ser uma boa pedida para suprir parte das necessidades nutricionais do organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, 400 gramas de frutas, legumes e verduras diariamente para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.
Os sucos verdes têm como base os vegetais de folhas escuras como couve, espinafre, agrião, salsinha e hortelã. Frutas, legumes e grãos também podem fazer parte da receita, elevando o teor nutricional da bebida. Quando não coada, oferece um grande volume de fibras para o organismo e promove o controle da glicemia e do colesterol.
Esses sucos têm a fama de serem desintoxicantes, reputação confirmada pela nutricionista Iara Lewinski, do Ganep (Grupo de Apoio à Nutrição Humana). “A união de todos estes nutrientes juntamente com a hidratação exerce um papel de eliminação de toxinas”.
Embora saudáveis, os sucos verdes não devem ser ingeridos como única fonte de alimentação, inclusive por quem está procurando perder peso. “Sozinho, o suco não faz milagres. Levar uma alimentação ruim com alto consumo de gordura saturada e açúcar aliada ao suco não trará os benefícios desejados”, alerta a nutricionista do Ganep. Contudo, a bebida é importante para as dietas de controle de peso, pois promove o aumento da sensação de saciedade, segundo a especialista.
A nutricionista também dá dicas de como combinar os vegetais e frutas para ter melhores resultados. “Farinha de linhaça, chia ou farelo de aveia servem para combater a prisão de ventre, enquanto o pepino e o salsão podem ser usados para os casos de retenção de líquidos”.
Confira também:
Dieta sem lactose não é unanimidade
Glúten: mocinho ou vilão?