Coração e Vida | Tossir durante um infarto pode desobstruir as artérias?

Tossir durante um infarto pode desobstruir as artérias? Dr. Kalil explica

Recomendação circula pelas redes sociais, mas será que é verdade?

11.12.2018 | por Equipe Coração e Vida

De tempos em tempos, a mesma corrente volta a circular no Whatsapp ou outras redes sociais: tossir bem forte quando se suspeita estar sofrendo um infarto impediria algo mais grave, pois essa atitude desentupiria as artérias obstruídas, evitando ou diminuindo os riscos de morrer em decorrência desse evento cardiovascular. Mas será que é verdade? O cardiologista Roberto Kalil explica se essa mensagem tem fundamento ou não.

Recomendação que circula nas redes sociais é falsa - Foto: Shutterstock

Recomendação que circula nas redes sociais é falsa – Foto: Shutterstock

Os principais sintomas do infarto são apertos ou angústia no peito, que caminha para o pescoço, para o lado esquerdo do corpo e que, eventualmente, também pode se apresentar no lado direito. “Essa é a situação clássica. A pessoa que está apresentando um quadro de infarto pode também alternar os sintomas, muitas vezes com uma dor de estômago, simulando uma gastrite ou úlcera, dor nas costas ou falta de ar”, explica Dr. Kalil.

No entanto, tossir fortemente não abre as artérias que se obstruíram. “Não existe nenhuma manobra física para desentupir as artérias. Lembre-se: o entupimento da artéria coronária é feito, na grande maioria das vezes, por um coágulo. O que desentope a artéria, dependendo do grau, são remédios, medicações anticoagulantes, trombolíticos ou antiagregantes plaquetários”, explica o especialista.

No caso de um infarto, chame imediatamente o serviço de emergência (SAMU), pelo número 192 e macere ou mastigue, ingerindo em seguida, 300mg de ácido acetilsalicílico (AAS). O medicamento pode reduzir os danos do infarto enquanto você aguarda pelo socorro. Saiba mais aqui.

Veja abaixo o vídeo em que o Dr. Kalil explica sobre esse mito que circula nas redes sociais:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.