Tratamento de canal ajuda também a desobstruir as artérias do coração
Não é de hoje que se estuda a ligação entre infecções dentárias e problemas do coração. Pesquisadores finlandeses investigaram o tema com um grupo de 508 pacientes e constataram que, sim, infecções de canal parecem aumentar o risco de doença coronariana e que bactérias teriam algo a ver com isso.
O artigo do grupo da Universidade de Helsinki liderado por John Liljestrand se encontra no periódico “Journal of Dental Research”.
A amostra pesquisada se compunha de pessoas com alguns sintomas de doença cardíaca, das quais um terço tinha doença coronariana crônica, um terço passava por uma fase aguda e outro tanto não apresentava a moléstia em grau significativo.
Os pacientes foram também submetidos a um exame dentário em regra, além de fornecer informações detalhadas sobre idade, gênero, índice de massa corporal, tabagismo, diabetes e número de dentes remanescentes. Mesmo depois de fazer uma depuração estatística desses outros fatores, a equipe encontrou que a doença coronariana era 2,7 vezes mais comum em pacientes com infecções de canal não tratadas.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2016/08/1807866-tratamento-de-canal-ajuda-tambem-a-desobstruir-as-arterias-do-coracao.shtml