Conheça tratamentos para conter a dor nas costas

21 de agosto - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Por Eli Pereira

A boa notícia é que existem muitas opções de tratamento para dor nas costas – e elas variam desde fisioterapia até meditação. Claro, é sempre um médico especialista que vai avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento.

Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, ressalta que é importante que um especialista examine a pessoa para entender o motivo da dor, já que existem as dores secundárias a outras doenças, como em consequência de problemas vasculares e câncer.

Excluídas as causas graves das dores, o que restam são as lombalgias crônicas, aquelas dores que perduram por mais de seis meses.

Para essas, veja abaixo algumas opções disponíveis atualmente para controlar o problema.

Opções de tratamento são variadas e vão de  fisioterapia até meditação - Foto: Shutterstock
Opções de tratamento são variadas e vão de fisioterapia até meditação – Foto: Shutterstock

Fisioterapia e similares

Fisioterapia: a fisioterapia dispõe de muitas técnicas e aparelhos para fortalecer a musculatura e ampliar os movimentos, reduzindo, então, as dores nas costas. O fisiatra Roberto Rached explica que a fisioterapia pode atuar para aliviar a dor por meio dos estímulos elétricos e uso de calor.

Quiropraxia: Rached comenta que a quiropraxia é uma aliada dos fisiatras, ortopedistas e neurocirurgiões. “Há um realinhamento da coluna e uma liberação da musculatura”, explica. Com isso, a dor diminui ou mesmo cessa.

Pilates: o fortalecimento do core, como é conhecido o conjunto de músculos na região abdominal responsável pelo equilíbrio e postura, é o benefício que o pilates traz. Mas cuidado: o fisiatra alerta que é preciso ter o acompanhamento de um especialista (fisioterapeuta ou educador físico) na hora de realizar os exercícios.

RPG: a Reeducação Postural Global não é a primeira terapia recomendada pelos especialistas. De acordo com Rached, é muito útil quando o paciente já tem bons músculos; se os músculos estiverem fracos, porém, o resultado é duvidoso. O médico ressalta que é uma excelente terapia de manutenção, já que coloca a coluna no lugar – por realinhar a postura – e, com isso, descarrega algumas articulações. “É um tratamento complementar”, diz.

Terapia extracorpórea por ondas de choque: Rached explica que essa terapia foi inicialmente concebida para quebrar pedras no rim. Para tratar as dores nas costas, o aparelho foi adaptado para modificar a profundidade do impacto do choque.  “O estímulo diminui a dor por alterar uma substância que libera vasodilatadores, melhorando a circulação nos músculos e sinalizando ao corpo que a região precisa de mais células de defesa e de sangue”. Dói, mas o fisiatra explica que é uma dor intencional. “Precisamos da dor para sinalizar o problema. Mas é leve e controlada”.

Massagem: não é apenas uma técnica relaxante. A massagem, de acordo com Rached, pode ser uma aliada no alívio das dores, já que ajuda a relaxar os músculos.

Acupuntura: a técnica milenar de manipulação de agulhas traz mesmo alívio para as dores nas costas. É preciso encontrar um especialista no tema, que poderá indicar o tratamento quando julgar necessário.

Educação física: o sedentarismo é uma das principais causas das dores nas costas. Portanto, a atividade física, explica o médico, fortalece e proporciona uma estabilidade melhor da musculatura do core.

Alongamento: simples, mas eficaz. Alongar-se ajuda a reequilibrar a musculatura da coluna, reduzindo as dores.


Apoio mental

Meditação: quem recebe a recomendação de meditar quando se queixa ao médico de dores nas costas deve mesmo seguir a orientação. O alívio acontece pelo relaxamento da musculatura, consequência da meditação. Quando os músculos estão contraídos, há mais dor.


Apoio farmacológico

Como apoio ao tratamento, os médicos podem recomendar medicamentos. Nessa linha entram os relaxantes musculares, analgésicos simples ou opioides e, eventualmente, os anti-inflamatórios não hormonais. “Mas eles devem ser usados com muita cautela, para não prejudicar outros órgãos do corpo, como rins e coração”, explica Rached.

A automedicação é perigosa, então só é recomendado tomar remédios prescritos pelo médico que acompanha o caso.


Apoio cirúrgico

Infiltrações na coluna: invasivas, as infiltrações na coluna também fazem parte do arsenal de tratamento à disposição dos médicos para aliviar as dores na coluna nos casos mais graves.

Cirurgia: em último caso, a cirurgia pode ser uma alternativa. Usada principalmente em alguns tipos de hérnia de disco, ela deve ser muito bem indicada – já que, na maioria dos casos, o tratamento conservador é o que vai proporcionar a melhora.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: