Coração e Vida | Tudo sobre imunidade: veja como aumentar a defesa do organismo

Tudo sobre imunidade: veja como aumentar a defesa do organismo com alimentação correta

Alimentos ricos em vitamina A, C e em ferro estão entre os principais indicados. Veja quais são:

23.08.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO: shutterstock

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Por Sofia Pilagallo

Conhecer o funcionamento do sistema imunológico é descobrir como o organismo atua contra microrganismos causadores de infecções e doenças. Trata-se de uma tarefa orquestrada entre órgãos e um imenso conjunto de células e tecidos. Como todo mundo sabe, sua principal função é atuar como barreira contra os chamados agentes patógenos, os microrganismos nocivos à saúde.

Dentre as principais células de defesa se destacam os macrófagos — primeiras células do sistema imunológico a entrar em ação, frente a uma ameaça — e os linfócitos, que além de combaterem agentes prejudiciais ao organismo, são responsáveis pela renovação celular, fazendo uma espécie de limpeza geral, retirando células mortas e demais resíduos.

São os linfócitos (também conhecidos como glóbulos brancos) os principais responsáveis pela produção de anticorpos – células cuja função é reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos, a fim de serem eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. “Para manter a imunidade em alta, é necessário dormir bem, evitar o estresse, e, principalmente, alimentar-se corretamente”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

Para auxiliá-lo (a) neste processo, Coração & Vida selecionou 5 alimentos-chave para dar um impulso na imunidade. Confira!

– Frutas cítricas
Laranja, acerola, goiaba e tangerina possuem alto teor de vitamina C, um forte aliado da imunidade. Tais alimentos auxiliam a produção de glóbulos brancos.

– Carne vermelha
Carnes em geral, principalmente a vermelha, são fonte de ferro. Esses, por sua vez, são mais bem absorvidos na presença de alimentos fonte de vitamina C.

– Geleia real
Sintetizada por glândulas de abelhas, esse tipo especial de geleia é rico em vitamina C e A, que também fortalece o sistema imunológico.

– Verduras escuras
Verduras escuras como espinafre, couve manteiga e escarola são fonte de vitamina A.

– Iogurte
Contém probióticos, microrganismos reconhecidamente eficientes na melhora da imunidade e na redução dos chamados agente patógenos ou microrganismos infecciosos no corpo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

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