Coração e Vida | Um Brasil de 200 milhões de usuários da saúde

Um Brasil de 200 milhões de usuários da saúde

8.09.2015 | por Equipe Coração e Vida

Por Max Grinberg

Prof. Dr. Max Grinberg, do Núcleo de Bioética do InCor e autor do blog Bioamigo – Foto: Lauro Toledo/Grupo Máquina

Um Brasil de cerca de 200 milhões de usuários da saúde, necessitados de cuidados com doença ou com a preservação da saúde, distribuídos por mais de 8,5 milhões de Km2.

Um Brasil pluriétnico e multicultural que possui um Sistema de Saúde com os princípios doutrinários da universalidade, integralidade e equidade.

Um Brasil globalizado em relação à Medicina que procura acompanhar da melhor maneira possível os constantes progressos no diagnóstico, no tratamento e na prevenção, atento à Ética Médica e disposto ao respeito à dignidade do ser humano.

Um Brasil que coleciona muitos problemas na área da Saúde para os quais os profissionais da Saúde, gestores e autoridades têm responsabilidade para indicar, viabilizar e praticar soluções.

Torna-se essencial que a população de modo geral contribua para as melhorias, em seus vários níveis de participação. E, ao mesmo tempo, usufrua do máximo que está ao alcance. Afinal, a Saúde é um valor que, inclusive, tem alto destaque na nossa Constituição.

Neste cenário, a informação sobre Saúde constitui instrumento eficiente. Saber o que existe, conhecer as formas de aplicação e ajustar às necessidades individuais e coletivas contribui para a qualidade de vida e para a sobrevida de cada um e da comunidade.

Até a poucas décadas, os esclarecimentos na área da Medicina dependiam especialmente de um diálogo médico-paciente durante um atendimento. Muitas vezes tímido, nem sempre satisfatório. Ele persiste fundamental, mas ocorre uma nova forma: o uso da internet.

Evidentemente, não se pretende fazer uma consulta médica não presencial, mas cria-se uma facilidade para a obtenção de esclarecimentos na área da Saúde.

Nesta área tão delicada, a credibilidade do que está sendo apreendido pelo leigo em Medicina faz toda a diferença. Há maneiras corretas de “traduzir” fatos e dados da Medicina para quem não está acostumado e não tem a formação em saberes da saúde.

É essencial ter em mente que é um ser humano que está na frente de uma tela procurando uma informação que lhe seja, de fato, útil e eficaz.

E não esquecer que doenças têm o mesmo nome em várias pessoas – o chamado diagnóstico -, mas que cada uma delas expressa-se com individualidades que provocam diferenças de apresentação de queixas.

Assim, entendemos que a experiência do profissional de saúde deve dominar a emissão de informações sobre a saúde por via eletrônica em prol de uma recepção que possa esclarecer dúvidas e não acentuá-las. A consequência deste pensamento de bem informar pela internet significa bem constituir um grupo de especialistas conceituados e apresentar sob uma forma técnica dinâmica, de boa acessibilidade e com potencial de interatividade.

Sob esta concepção, nasceu o site Coração & Vida. Motivo de esperança para o crescimento dos saberes da saúde em toda a população brasileira. É uma ferramenta que pretende ser de proveito para todos aqueles que desejam bem-estar. O esforço para que faixas etárias, gêneros, saudáveis, doentes, todos se sintam acolhidos em suas necessidades, em seus valores, em suas preferências.

É nosso compromisso que ele tenha uma identidade brasileira e uma educação qualificada por uma seleção de professores-consultores, vários já listados e muitos outros que se incorporarão à medida que o site prospere.

Que o recém-nascido desenvolva-se atraente, dinâmico, solícito, pois desejoso de atender as muitas necessidades, desejos e curiosidades dos internautas. Com o seu próprio coração guiando ações pró-vida, útil na prevenção, solidário na doença. Um companheiro na ponta dos dedos, amigável num teclado, no computador de mesa, no notebook, no smartphone.

Pensou em saúde? Está com dúvidas? Pretende ampliar sua base de informações? Consulte o Coração & Vida. É o que objetivamos por meio de um trabalho cotidiano de prestação de serviço com dedicação, legitimidade e credibilidade.

Caminhando juntos, atingiremos os objetivos comuns de esclarecer sobre a saúde e de tornar o brasileiro mais esclarecido e comprometido com um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, a definição da Saúde pela  Organização Mundial da Saúde.

Coração & Vida inova e renova. Você é quem aprova!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.