Uma hora de corrida pode aumentar a vida em sete horas, diz estudo
A corrida pode ser o exercício mais eficaz para aumentar a expectativa de vida, de acordo com uma nova revisão e análise de pesquisas anteriores sobre exercícios e morte prematura.
O novo estudo revelou que os corredores costumam viver três anos mais se comparados a quem não corre, mesmo que corram lenta ou esporadicamente ou que fumem, bebam e estejam com sobrepeso. Nenhuma forma de exercício analisada pelos pesquisadores mostrou impacto semelhante sobre a expectativa de vida.
Talvez o mais interessante é que os cientistas calcularam, hora por hora, que correr proporciona mais horas de vida do que consome estatisticamente. Eles revelaram que com base em duas horas semanais de treinamento – a quantidade média relatada pelos corredores que participaram do estudo do Instituto Cooper -, os corredores gastariam menos de seis meses de vida na pista de corrida ao longo de 40 anos, embora aumentasse a expectativa de vida em 3,2 anos, com um ganho líquido de 2,8 anos.
Em termos concretos, uma hora de corrida aumenta a expectativa de vida estatisticamente em cerca de sete horas, revelaram os pesquisadores.