Coração e Vida | Vacina da gripe: estudos também sugerem proteção contra infarto

Coração e Vida

Vacina da gripe: estudos também sugerem proteção contra infarto

Você deve estar se perguntando: qual é a relação entre vacina da gripe e eventos cardiovasculares, como infarto? Entenda:

13.01.2020 | por Equipe Coração e Vida

 

Capa_UOLvale

 

O infarto é caracterizado pela obstrução das artérias em decorrência de placas de gordura. Curiosamente, o que nem todo mundo sabe é que no início de formação destas placas, ou seja, desenvolvimento e instabilização, a inflamação desempenha um papel muito importante.

Quando tomamos a vacina da gripe, nosso número de anticorpos aumenta e, consequentemente, aumenta nossa proteção contra tipos de infecções e, claro, inflamação — relacionada a todas as fases do infarto. Isso explicaria o achado em pequenos estudosou seja, diminuição do risco de infarto, que também vem sendo relacionado à diminuição dos índices de AVC.

Para falar mais sobre este assunto tão interessante, convidei o médico cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas, do Instituto do Coração, José Carlos Nicolau. Ele é um dos coordenadores de um estudo liderado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em colaboração com várias instituições, com aproximadamente 10 mil brasileiros.

Assista na íntegra, no Blog do Dr.Kalil, no UOL

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Sônia Oliveira Santos disse:

    Eu quero agradecer a Dr.Kalil ,por ele esta sempre alertando,sobre o infartos,é outros doenças,……..Obrigada Dr.Deus abençoe vocês!

  2. Fatima Regina Silveira Da Silva disse:

    Boa tarde fico anciosa para chegar segunda-feira para ver a matéria do Dr.Kalil tenho 60 anos peso 100 kg. Não consigo emagrecer agradeço essa oportunidade de saber mais sou sua admiradora que Deus abençoe ricamente sua vida

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.