Vai cair na folia no Carnaval? Deixe a camisinha participar da festa
As informações sobre sexo seguro estão por todo lado: na televisão, na escola, no cinema… Às vésperas do Carnaval, essas campanhas aumentam, reforçando a importância do uso do preservativo como a mais importante arma de combate à gravidez indesejada, infecção por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a exemplo de sífilis, gonorreia e até mesmo hepatites B e C.
Especial do mês: Você sabia… Que os casos de infecção por HIV aumentaram entre os jovens
Não faltam possibilidades para diversificar na cama e tornar o sexo mais interessante. No entanto, nem sempre é simples escolher a camisinha adequada, especialmente se as alternativas que o mercado oferece não forem de conhecimento de todos.
Normalmente, as marcas oferecem preservativos masculinos nos tamanhos P, M, G e GG. Algumas também disponibilizam produtos mais largos, para homens com pênis mais grosso. As medidas de comprimento e espessura vêm indicadas na embalagem.
O tamanho padrão é de 52 mm de diâmetro, que equivale ao M. Algumas marcas têm preservativos de 49 mm (tamanho P), conhecidos por “camisinha teen”. Já o tamanho G varia de 55 a 60 mm, conforme o fabricante.
A seguir, o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês, destaca alguns tipos de camisinha que podem fazer toda a diferença na hora do sexo.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo