Coração e Vida | Veja o que comer para envelhecer melhor

Veja o que comer para envelhecer melhor

Nutricionista explica a importância de uma dieta adequada, e fala sobre os chamados alimentos antioxidantes. Saiba mais:

11.09.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO:shutterstock

FOTO: shutterstock

O número de idosos no Brasil é crescente. Entre 2012 e 2018, a população com 65 anos de idade ou mais aumentou 26% — de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).  Por isso, chegar à terceira idade com saúde, independência e mobilidade é mais do que importante: é possível. E o segredo começa no prato. São as escolhas alimentares de hoje que determinarão o envelhecimento saudável de amanhã.

Para a nutricionista Thais Cardeal, o melhor caminho — além de, claro, uma dieta equilibrada, rica em verduras e legumes — está na ingestão dos chamados alimentos antioxidantes, ou seja, capazes de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres *. “Os principais antioxidantes da dieta são carotenoides, vitamina A, vitamina C, vitamina E e flavonoides”, revela.

Com ajuda da especialista, Coração & Vida selecionou uma lista com cinco alimentos que contém tais propriedades, e são altamente recomendados para quem quer envelhecer bem. Confira!

Cenoura
Assim como o mamão e a batata-doce, a cenoura possui betacaroteno. Essa substância, importante para o organismo, diminui os efeitos da radiação ultravioleta sob a pele, estimulante da ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce das células do corpo, facilitando o aparecimento de doenças, como câncer, além do aparecimento de rugas.


Laranja
Todos os tipos de laranja são ricos em vitamina C, importante antioxidante, com atuação em todo o corpo.


Mais:
Vinagre de maçã com mel traz benefícios à saúde?

Chá verde
Chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis, é rico nas chamadas catequinas: substâncias presentes em alguns alimentos, responsáveis por também auxiliar na redução dos radicais livres.

Uva
A uva é uma das maiores fontes de compostos fenólicos, ou seja, estruturas químicas presentes na fruta que atual como potenciais antioxidante.

Cacau
Além de atuarem como mediadores de inflamações, as sementes de cacau são antioxidantes. Estudos mostram que o consumo do chocolate devidamente processado – de forma a manter suas propriedades antioxidantes – diminui os danos provocados pela radiação, por exemplo.

Mais:
Tudo sobre imunidade: veja como aumentar a defesa do organismo com alimentação correta

*Os radicais livres são- moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis, capazes de estimular o surgimento de doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.