10 mudanças que acontecem no corpo durante a gravidez

13 de agosto - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

É natural que o corpo da mulher se altere bastante durante a gravidez. O atraso menstrual, por exemplo, é o sinal mais conhecido de que um bebê está a caminho. No entanto, cólicas também podem ser um sintoma de gravidez. Para tirar essas dúvidas, o médico e doutor em obstetrícia e ginecologia pela USP, Marco Aurélio Galetta, preparou uma lista explicando as principais mudanças que antecedem a chegada do bebê.

1 – Sangramento
Até os quatro meses de gestação, a situação pode ser considerada normal. Por esta razão, algumas mulheres demoram a descobrir que estão grávidas. O sangramento ocorre até a formação da decídua, a camada do endométrio que delimita a placenta. Atenção: sangramentos com cólicas podem ser perigosos.

2 – Cólica ou dor abdominal
A dor pode ocorrer tanto no útero que se prepara para acomodar o feto quanto no intestino, que fica mais lento, causando constipação. Dor na parte inferior da barriga pode indicar verminose ou infecção urinária e não é normal.

Variação hormonal pode deixar a mulher mais introspectiva e concentrada
Variação hormonal pode deixar a mulher mais introspectiva e concentrada

3 – Aumento dos seios
O estágio final de desenvolvimento das mamas ocorre apenas durante a gravidez. Isso acontece por causa da descarga de progesterona no organismo. O processo também faz com que a circulação sanguínea na área seja maior, causando sensibilidade. Além disso, a pigmentação do contorno da aréola pode ficar mais escura.

4 – Náuseas a vômitos
O sintoma é comum em 80% das mulheres grávidas e ocorre graças ao aumento dos hormônios. Para se ter uma ideia, a produção do estrogênio é de 10 a 20 vezes maior durante a gestação. O Beta HCG, produzido apenas durante a gravidez, faz com que as mulheres fiquem com o paladar e olfato mais sensíveis. Um lanche leve antes de dormir e algo logo ao acordar são indicados contra o mal-estar. Cerca de 1% das mulheres sofre com a hiperemese – vômitos em excesso – e devem procurar um médico.

5 – Cansaço e sono
A progesterona provoca o aumento do apetite e do sono, deixando o intestino mais lento. Essa é a forma que o corpo encontra para fazer com que a digestão seja mais eficiente e o aproveitamento dos nutrientes, maior. A partir do 2º trimestre, com o aumento do peso e a diminuição da pressão, a mulher pode sentir ainda mais sono. Essa é a forma que o corpo encontra para aumentar o fluxo sanguíneo para a criança.

+ Veja causas que podem impedir uma gravidez

6 – Mudança de humor e sensibilidade aflorada
A variação hormonal pode deixar a mulher mais introspectiva. É possível que a grávida encare o peso dos fatos de maneira diferente. Em casos mais graves, as preocupações podem até causar enxaqueca.

7 – Tontura
Na maioria dos casos está ligada à queda na pressão, sintoma comum durante a gravidez. Pode ocorrer ainda por alimentação inadequada ou desidratação.

8 – Aumento da vontade de urinar
Quanto mais o útero cresce, mais pressiona a bexiga.  A “redução” forçada faz com que o órgão perca até metade da capacidade. O resultado é a vontade recorrente de ir ao banheiro. Dores ao urinar não são comuns. Nesses casos, é necessário investigar a causa.

9 – Acne
Os hormônios podem provocar o aparecimento de acne na pele. Mulheres que já sofrem com o problema precisam redobrar a atenção nesse período. Por outro lado, muitas gestantes ficam com a pele e o cabelo com mais brilho.

10 – Dor na lombar
O centro de gravidade muda. Enquanto o corpo se curva para frente por causa do peso da barriga, a mulher precisa compensar com as costas. Com isso, a musculatura da coluna fica tensa, ocasionando a dor. O alongamento pode ajudar a diminuir o incômodo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: