Verão: veja como evitar micoses na praia
Por Sofia Pilagallo
Nem todo mundo sabe, mas as micoses, nome popular para as infecções causadas por fungos, costumam ser mais frequentes no verão. Isto porque temperaturas quentes e a maior umidade natural da época favorecem a proliferação destes micro-organismos responsáveis pela infecção.
“Em praia ou piscina normalmente ficamos com roupas úmidas e em ambiente quente. Essa condição é extremamente favorável à proliferação de fungos”, explica a dermatologista Rachel Golovaty.
Mais:
Como cuidar do corpo e da alimentação durante as férias e o fim do ano?
Podendo acometer pele, cabelos e unhas, os principais sintomas são manchas vermelhas ou brancas, descamação da pele e coceira.
A prevenção, no entanto, ocorre por meio de medidas simples. Com a ajuda da especialista, Coração e Vida selecionou 4 dicas para você evitar o incômodo e curtir o verão ao máximo. Confira!
Mais:
Lentes de contato e o verão: veja cuidados para evitar infecções
– Use chinelos na região de piscina
Se estiver em hotel, clube ou outras áreas de piscina com grande circulação de turistas, uso chinelos de borracha. O chinelo evita o contato com regiões contaminadas por fungos.
– Use roupas leves e confortáveis
De preferência, opte por peças de algodão, pois facilitam a transpiração. Evite roupas quentes, sintéticas e apertadas
– Mantenha o corpo limpo e seco
Seque bem, principalmente, áreas de dobras e entre os dedos dos pés. Deve-se evitar também o uso prolongado de roupas úmidas.
– Evite o compartilhamento de itens pessoais
Toalhas, escovas de cabelo etc. Muitas vezes o fungo que está na pele, de forma inofensiva, ao entrar em contato com a pele de outra pessoa pode desenvolver a infecção.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo