Coração e Vida | Vinagre de maçã com mel traz benefícios à saúde?

Vinagre de maçã com mel traz benefícios à saúde?

Nutricionista explica propriedades dos alimentos, mas afirma não haver comprovação científica sobre ingestão combinada. Entenda:

9.09.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO: shutterstock

FOTO: shutterstock

Mais uma “receita milagrosa” caiu na internet e chamou a atenção de usuários atentos à saúde: a ingestão de vinagre de maça e mel seria benéfica no controle da hipertensão, além de auxiliar na perda de peso. Mas será que é verdade? Coração & Vida conversou com a nutricionista Thais Cardeal para investigar os possíveis benefícios da combinação para a saúde. A especialista é categórica: “tanto o mel quanto o vinagre de maçã têm propriedades benéficas para o organismo, mas não há estudos que justifique o hábito de consumi-los juntos”, explica.

Mais:
7 alimentos que auxiliam na digestão e você nem sabe

De acordo com a nutricionista, o vinagre de maçã tem, sim diversos benefícios. Entre os principais, tem ação antioxidante, que protege as células do organismo; reduz o nível de glicose no sangue, e com, isso, previne diabetes, auxilia no controle da pressão artéria, tem ação anti-inflamatórias (por conter uma substância conhecida como quercetina), entre outros. O mel é considerado importante antioxidante, e fortalece o sistema imunológico — mas, por ser calórico, seu consumo deve ser moderado. “Ambos são benéficos, mas são opostos. Enquanto o vinagre de maçã reduz o açúcar do sangue, o mel aumenta”, aponta Thaís.

Mais:
Alimentos light e diet: por que devem ser evitados

E engana-se quem pensa que a “fórmula mágica” é a única a chamar atenção. A nutricionista explica ser comum o surgimento de notícias como essa, a exemplo de água com limão em jejum, suco de couve antes ou após as refeições etc. Por isso, é preciso ter cautela e se informar antes de seguir qualquer dieta ou receita. “Não há milagres. Para manter o corpo saudável, e ter peso adequado é preciso ter uma alimentação balanceada e evitar o sedentarismo”, diz.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Fábio disse:

    Gostaria de receber orientação

  2. Ivonete Pereira da Silva disse:

    Bom dia.saber não sobre isso do vinagre de macaDebomixe aqui sua Mensagem

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.