Você conhece ora-pro-nóbis?

14 de maio - 2019
Por: Equipe Coração & Vida
Folha de ora-pró-nobis: super alimento abundante na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais
Folha de ora-pró-nobis: superalimento, abundante na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais

 

Popularmente conhecida como ora-pro-nóbis, a Pereskia aculeata Miller é uma espécie de planta trepadeira, cujas folhas escuras, de gosto neutro e textura macia, têm ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros. A razão disso está em suas propriedades nutricionais que a colocam no hall dos ‘superalimentos’.

De acordo com os principais estudos existentes, suas folhas possuem cerca de 25% de proteína, além de fibras, cálcio, zinco, potássio, cobre e ferro. Para se ter ideia, a ora-pro-nóbis tem mais proteína do que o espinafre, e cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja – sendo, assim, um alimento ideal para aumentar a imunidade, além de ser ótima opção para vegetarianos e veganos. Como se não bastasse, também contêm o aminoácido triptofano, responsável por produzir serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e combate à depressão.

Segundo a nutricionista Paula Hertel, a hortaliça é um ótimo alimento para grávidas. O motivo está em seu alto teor de ácido fólico. “É a vitamina fundamental para a formação do tubo neural do bebê”, afirma. 

História
Abundante na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais, é bastante comum ver a ora-pro-nóbis nos quintais das casas e nas cercas vivas de sítios e chácaras. Suas propriedades também são bastante conhecidas por pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Por lá, a planta é chamada de “bife dos pobres”, devido a seu alto teor de proteína.

E para quem não faz ideia da origem do nome popular, vem do latim, cujo significado é “rogai por nós”. A explicação? Reza a lenda que a planta nascia em abundância ao redor das igrejas e somente os padres poderiam fazer a colheita. Quando os sacerdotes estavam realizando o sermão da missa em latim, os fiéis aproveitavam o momento para “surrupiar” as folhas.

Além de serem ingeridas refogadas, as folhas são bastante usadas no preparo de chá, como ingrediente para recheios de salgados, sopas, saladas e muito mais. Selecionamos uma receita rápida e fácil de fazer com esta planta tão rica nutricionalmente. Confira:

Sopa de frango com ora-pro-nobis

Sopa de frango com ora-pro-nobis
Sopa de frango com ora-pro-nobis

Ingredientes (2 porções)

– 1 coxa de frango (pode substituir por peito de frango, ou lombo de porco)
– 1 colher (sopa) de cebola picadinha
– 1 colher (chá) de azeite
– 2 colheres (sopa) de quiabo picadinho (pode substituir por vagem, ervilha torta)
– 3 colheres de sopa de abobrinha em cubinhos (pode substituir por abóbora, moranga, berinjela, jiló)
– ½ xícara de folhas de couve ou taioba, ou espinafre, ou ora-pro-nóbis (folha mineira rica em proteína)
– 2 xícaras de água
– 1 ramo de salsinha

 

Modo de preparo:
Doure o frango em um fio de azeite e uma pitada de sal, junte a água e deixe cozinhar com a panela tampada até soltar do osso (se for preciso junte mais água).Coe o caldo, desfie a carne. Reserve.

Para a sopa:
Sue a cebola em azeite, junte o frango desfiado, o quiabo e a abobrinha. Refogue. Junte a água em que cozinhou o frango e um ramo de salsinha, e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte a couve ou a ora-pro-nobis, tampe a panela, apague o fogo e deixe descansar 2 minutos antes de servir. Pediatras recomendam que sopas e demais comidas para bebês devam ser servidas em pedaços, para que a criança perceba sabores e texturas de cada um dos alimentos, formando, assim, seu paladar.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: